Produtividade da cana por hectare deve aumentar em Pernambuco

Publicado em 14/03/2011 11:45 283 exibições
O incremento na produção está relacionado com a distribuição gratuita de fertilizantes do Programa Terra Pronta, da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).
Cerca de 95% dos fornecedores de cana de açúcar pernambucanos vão receber fertilizantes do Estado para a melhoria da produtividade da cana por área cultivada. Com a iniciativa, o beneficiário terá um acréscimo de até 25% na produção da safra 2011/2012. A informação é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A licitação para a aquisição do insumo será realizada nesta quinta-feira (17).

De acordo com o presidente da AFCP, Alexandre Andrade, a Secretaria de Agricultura vai investir R$ 6 milhões na compra do fertilizante. Cerca de 13 mil produtores serão contemplados com a ação. “A iniciativa, que atende o pleito do setor, vai colaborar diretamente para o aumento de produtividade da cana por hectare cultivado”, diz. Porém, ele ressalta que uma condição climática favorável também é necessária.

Serão beneficiados aqueles fornecedores que produzem até 3 mil toneladas de cana de açúcar por safra. “Esse é o terceiro ano consecutivo que somos contemplados com a iniciativa do Governo”, diz. Na avaliação de Andrade, o fertilizante já estará à disposição dos produtores a partir do próximo mês. Após a conclusão da licitação e aquisição do adubo, ele será encaminhado para as 22 usinas do Estado. De lá, o fertilizante será redistribuído aos fornecedores.

Retrospectiva - Nos dois últimos anos, 25.632 produtores de cana receberam 12.410 toneladas de fertilizantes, por meio do Programa Terra Pronta. Foram contemplados 12.734 e 12.898 fornecedores em 2009 e 2010 respectivamente.

Fonte:
AFCP

0 comentário