Queda do etanol nas usinas não foi repassada, aponta Cepea

Publicado em 12/04/2011 11:36
Aumento gradativo da oferta e pouca demanda pelo etanol hidratado influenciaram baixa nos preços do combustível em SP.
Desde o começo oficial da moagem da nova safra 2011/12 de cana-de-açúcar, há praticamente duas semanas, os preços do etanol hidratado vêm recuando no mercado paulista. Já o mercado do anidro segue com consecutivas altas, conforme pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As recentes quedas nos preços do hidratado nas usinas ainda não foram repassadas ao consumidor final no Estado de São Paulo.

Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento gradativo da oferta e a baixa demanda pelo etanol hidratado influenciaram as quedas nos preços deste combustível. Já quanto ao anidro, a oferta de produto da nova safra ainda é pequena, enquanto a demanda está aquecida, o que tem dado suporte às cotações nas últimas semanas.

Entre 4 e 8 de abril, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado foi de R$ 1,3854 o litro, queda de 4,97% sobre o anterior. Já o anidro teve alta de 6,79% e chegou a R$ 2,133 o litro.

Como o repasse não ainda não foi feito ao consumidor final, se comparada a média de 3 a 9 de abril com a da semana anterior, houve aumento de 0,36% para o hidratado na bomba e de 1,07% para a gasolina, conforme dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A gasolina ainda se mostra mais vantajosa em termos econômicos a consumidores do Estado de São Paulo. Na última semana, a relação entre o preço médio do etanol e da gasolina ainda ficou acima dos 70% (dados da ANP) no estado paulista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário