Cana: Produtor teve alta de 68% em 3 anos

Publicado em 03/05/2011 09:08
Com a valorização do etanol e do açúcar, o preço da cana no Paraná (comercializada na esteira) acumula aumento de 68% nos últimos três anos, saltando dos R$ 31,19, em março de 2008, para R$ 52,43, no mesmo mês deste ano. Apenas na comparação entre 2010 e 2011, a valorização foi de 44%, de acordo com dados da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

Para Adriano da Silva Dias, superintendente da Alcopar, o acréscimo é resultado, principalmente, de dois fatores. O primeiro deles seria o crescimento acelerado da demanda pelo produto, o que ocorre no Brasil e também internacionalmente, sendo que outros grandes produtores de açúcar, como Austrália e Cuba vêm tendo problemas com as suas safras. Ele cita ainda redução de 9,6% na área plantada no estado.

“Desde a crise de 2008, a produção de cana foi afetada pelos custos altos de início de plantio. Até a última safra, o Paraná possuía algo em torno de 52 milhões de hectares de cana voltados à produção de açúcar e etanol. A safra atual já deve contar com menos, cerca de 47 milhões”, explica Dias.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índia aumenta desvio de etanol; Safra brasileira aumenta pressão baixista
Açúcar acompanha demais commodities e cai nas bolsas internacionais
Entrega de açúcar bruto da ICE é estimada em 1,67 mi t, 4ª maior já registrada
Mercado do açúcar recua, mas continua de olho no clima do Brasil e da Tailândia
Etanol/Cepea: Indicador do hidratado cai 6% na semana