Preços do etanol despencam no Brasil com avanço da safra de cana

Publicado em 09/05/2011 17:50
Os preços do etanol combustível no Brasil despencaram na semana passada, com o tempo seco ajudando no avanço da colheita de cana, afirmou uma pesquisadora do Cepea, da Esalq, nesta segunda-feira.

Os preços do combustível atingiram níveis sem precedentes nos últimos meses, durante a entressafra no centro-sul, pressionando para cima a inflação e gerando preocupações quanto ao desabastecimento de etanol em algumas regiões do país.

A situação forçou o governo a anunciar medidas com intuito de reforçar o abastecimento no futuro.

"Tivemos problema no início de safra com chuva... Agora o tempo ficou mais firme e a produção se normalizou", disse Mirian Bacchi, pesquisadora do Cepea, que pertence à Universidade de São Paulo.

O etanol hidratado, que é utilizado nos carros flex, era negociado, na semana passada, a 1,06 real o litro, sem incluir os custos de frete ou taxas, em queda de 20 por cento ante a semana anterior e quase 35 por cento abaixo da máxima atingida na última semana de março, de acordo com o Cepea.

Para o etanol anidro, que é misturado à gasolina, pagou-se na semana passada 1,88 real o litro, em média, também em queda de aproximadamente 21 por cento na comparação com a semana anterior e 31 por cento abaixo do nível recorde, de 2,73 reais, atingido em meados de abril.

NECESSIDADE DE CAIXA

O tempo mais seco a partir do meio de abril permitiu a aceleração da colheita de cana, após o início mais lento do que o esperado, causado pelo excesso de chuvas a partir de fevereiro.

Diversas usinas foram forçadas a atrasar o início da temporada ou interromper a produção várias vezes após o início.

O baixo rendimento da cana até agora, principalmente devido ao clima seco em 2010, também contribuiu para o lento início da temporada, de acordo com a associação da indústria Unica.

Porém, com a melhoria das condições da colheita, diversos grupos estão ávidos por começar a moagem, especialmente aqueles que precisam de dinheiro após a longa entressafra, disse Bacchi.

"Há necessidade de caixa por parte de algumas unidades. Elas precisam de dinheiro para pagar tributos, salários", disse Bacchi, acrescentando que, nos níveis atuais, o etanol hidratado volta a competir com a gasolina.

O preço do etanol utilizado nos carros flex não deve ultrapassar 70 por cento do preço da gasolina na bomba para ser competitivo. Isso porque os carros andam mais com a gasolina do que com a quantidade equivalente de etanol.

A recente alta nos preços levou os proprietários de carros flex a trocar o etanol pela gasolina. Há expectativa de que isso seja revertido agora. "A gente vai ter consumo mais elevado nestes níveis de preço."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário