Mais açúcar sem tarifa para a UE

Publicado em 30/05/2011 07:40
A União Europeia (UE) autorizou a importação de mais 200 mil toneladas de açúcar livres de tarifas, para evitar problemas de abastecimento nos seus 27 países-membros. Em novembro de 2010, a UE já tinha suspendido a alíquota de importação de € 98 por tonelada sobre certas importações de açúcar. Em março, liberou 500 mil toneladas para consumo no mercado interno, que a rigor eram destinadas para exportação.

No começo de abril, Bruxelas reagiu de novo, autorizando uma cota de importação de 300 mil toneladas de açúcar livre de tarifa. Agora, completa com nova medida para garantir a "fluidez" do produto em resposta a "circunstâncias excepcionais" no mercado internacional da commodity, que tem o Brasil como principal exportador.

Os estoque de açúcar da UE representam menos de 10% do consumo no bloco. A expectativa da UE é de que a autorização das 200 mil toneladas de importação entre em vigor em julho.

Segundo a Bloomberg, em algumas regiões tem havido escassez do açúcar. Há até moradores da Polônia comprando o produto em armazéns na Alemanha para revendê-lo em seu mercado.

Os preços internacionais do açúcar aumentaram até 70% este ano, de acordo com Rabobank, da Holanda, mas recentemente caíram até 30% no mercado futuro de Nova York.

Uma pesquisa da Bloomberg junto a analistas mostra expectativa de alta de preços na próxima semana, depois que a UE e o México autorizaram mais importações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário