Safra menor de cana vai elevar preço do álcool

Publicado em 04/07/2011 07:38
A safra de cana-de-açúcar deve ficar novamente menor este ano, dado três fatores principais: os problemas climáticos, que compactaram o solo, trouxeram pragas e doenças ao canavial e afetaram a rentabilidade da cana. A falta de renovação de área, e o canavial envelhecido, que afetam diretamente a produtividade da planta. Segundo levantamento realizado pela consultoria Datagro, a produção deve ficar em 600 milhões de toneladas, que representa queda de 3,3% ante a safra anterior.

Devido a problemas enfrentados nas três ultimas safras de cana-de-açúcar no País, tanto de ordem climática, quanto de pragas e falta de renovação e expansão dos canaviais, a produção sucroalcooleira será menor. Segundo Guilherme Nastari, analista da Datagro tudo isso ajudou a elevar os preços do açúcar por conta da maior demanda internacional, e do etanol que possui crescente demanda no mercado interno brasileiro, dada a maior venda de carros flex. "Os preços mais baixos em 2011, são mais altos que os preços mais baixos de 2010, e isso reflete uma maior capacidade da industria e dos produtores se capitalizarem, até para que os investimentos no setor possam retornar", afirmou ele.

Com isso, a expectativa é que o Brasil deverá importar mais etanol durante esta safra para minimizar a complicada relação oferta e demanda no mercado interno. Dentro deste cenário a consultoria trabalha com a chance de compras externas de aproximadamente 770 milhões de litros de etanol contra os 455 estimados para o período anterior.

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do açúcar sobe nesta segunda (29) e Brasil contabiliza primeiros dados para safra 24/25
Indonésia planeja desenvolver indústria de açúcar e etanol em Papua
CMAA investe R$ 3,5 bilhões no aumento da moagem e produção de açúcar e etanol em Minas Gerais
Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março
Safra 2024/2025: Moagem atinge 15,8 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril