Índia poderá exportar 3 mi t de açúcar em 11/12, diz trading

Publicado em 21/07/2011 15:41
A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, poderá exportar 3 milhões de toneladas do produto no ano safra 2011/12, que se inicia em outubro, diante da possibilidade de contar com volume excedente pelo segundo ano consecutivo, disse um executivo da trading ED&F Man.

Qualquer exportação extra da Índia poderá ajudar a esfriar os preços no mercado depois que os baixos estoques do Brasil, maior produtor global, puxaram os valores dos futuros para níveis recordes no começo deste mês.

"Nós esperamos que o governo possa continuar com o programa de exportação, especialmente quando nós tivermos excedente no país (...) exportar 3 milhões de toneladas é possível neste ano", disse o diretor geral da ED&F Man Commodities Índia, em entrevista à Reuters nesta quinta-feira.

O país poderá ter oferta suficiente para atender a demanda doméstica devido aos estoques de passagem de 5 milhões de toneladas da atual safra e a perspectiva de boa safra no próximo ano, mesmo se embarcar 3 milhões de toneladas, disse ele.

"Nós esperamos aumento na produção para 25-25,2 milhões de toneladas no próximo ano", disse ele.

A Índia permitiu a exportação de 1 milhão de toneladas, sob o sistema geral de licenças (OGL, na sigla em inglês) neste ano para dar sustentação aos preços locais que haviam caído abaixo do custo, quando a oferta em 2010/11 superou a demanda local.

O país deve produzir 24,2 milhões de toneladas em 2010/11, enquanto o consumo deve ficar em 22 milhões de toneladas no ano.

Com a expansão das áreas de cultivo da cana para importantes Estados produtores, como Maharashtra, Uttar Pradesh e Karnataka, que estão recebendo bom volume de chuvas, devemos ter uma colheita melhor no próximo ano, disse Shaikh.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário