Cotação de etanol segue firme e demanda recua

Publicado em 01/08/2011 11:44
Em um mercado de poucos negócios, o etanol hidratado fechou a sexta-feira praticamente estável, com leve alta de 0,08%. O m3 do biocombustível foi negociado a R$ 1.183,50, segundo o indicador Esalq/BM&F para Paulínia (SP). No dia anterior, o mesmo indicador havia registrado queda de 0,04%. Se comparado com o dia 29 de julho do ano passado, quando o m3 do hidratado foi negociado a R$ 862,50, o indicador acumula valorização de 37%, segundo dados Esalq/BM&F.

Com os preços mais altos do hidratado, a demanda pelo produto vem arrefecendo, desde abril. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o consumo de hidratado caiu 16,5% em abril e 21% em maio, último dado disponível da ANP.

Na última semana, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) também informou que as vendas de etanol pelas usinas do Centro-Sul no acumulado da safra até 16 de julho atingiram 6,19 bilhões de litros, 15,99% menos do que em igual intervalo do ano passado.

Essa queda, segundo a entidade, deveu-se ao recuo das vendas de etanol hidratado, que abastece diretamente os veículos. Somente nos primeiros quinze dias de julho, a retração foi de 10,61% em relação à quinzena anterior e de 21,71% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY