Com chuva, fila de navios para açúcar aumenta no Brasil

Publicado em 25/08/2011 20:54 e atualizado em 26/08/2011 06:49 370 exibições
Depois de diminuir por cinco semanas consecutivas, a fila de navios para embarcar açúcar no Brasil voltou a aumentar, nem tanto em função de uma maior demanda, mas principalmente devido às chuvas que atingiram os principais portos do País.

Quando chove, o embarque de açúcar tem que ser interrompido, o que acaba atrasando a movimentação. "Aumentou a fila porque choveu, de sexta até quarta-feira. Acabou acumulando com o que já estava; isso foi o que causou a diferença", afirmou Nicolle de Castro, assistente comercial da agência marítima SA Commodities/Unimar.

Segundo a agência, a fila somava 57 embarcações nesta quinta-feira, contra 49 na semana passada. Do total de navios no "line-up", 23 estavam na barra aguardando para atracar nos portos, ou aproximadamente a metade.

No ano passado, um inverno chuvoso colaborou para a formação de grandes congestionamentos de navios para açúcar no Brasil, o que impactou os preços internacionais. A fila na mesma época de 2010 somava 113 embarcações, uma temporada atípica - até porque outros países produtores tiveram problemas de safra e a demanda se concentrou bastante no Brasil.

No ano passado, o Brasil exportou grandes volumes de açúcar em agosto, antes do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos, que caiu em setembro. Nesta quinta-feira fez sol em Santos, inclusive no principal porto para embarque de açúcar do Brasil, e as operações puderam ser agilizadas, observou Nicolle. Os preços do açúcar relativamente altos no mercado internacional também têm limitado os negócios.
Fonte:
Reuters

0 comentário