Com chuva, fila de navios para açúcar aumenta no Brasil

Publicado em 25/08/2011 20:54 e atualizado em 26/08/2011 06:49
Depois de diminuir por cinco semanas consecutivas, a fila de navios para embarcar açúcar no Brasil voltou a aumentar, nem tanto em função de uma maior demanda, mas principalmente devido às chuvas que atingiram os principais portos do País.

Quando chove, o embarque de açúcar tem que ser interrompido, o que acaba atrasando a movimentação. "Aumentou a fila porque choveu, de sexta até quarta-feira. Acabou acumulando com o que já estava; isso foi o que causou a diferença", afirmou Nicolle de Castro, assistente comercial da agência marítima SA Commodities/Unimar.

Segundo a agência, a fila somava 57 embarcações nesta quinta-feira, contra 49 na semana passada. Do total de navios no "line-up", 23 estavam na barra aguardando para atracar nos portos, ou aproximadamente a metade.

No ano passado, um inverno chuvoso colaborou para a formação de grandes congestionamentos de navios para açúcar no Brasil, o que impactou os preços internacionais. A fila na mesma época de 2010 somava 113 embarcações, uma temporada atípica - até porque outros países produtores tiveram problemas de safra e a demanda se concentrou bastante no Brasil.

No ano passado, o Brasil exportou grandes volumes de açúcar em agosto, antes do Ramadã, o período sagrado para os muçulmanos, que caiu em setembro. Nesta quinta-feira fez sol em Santos, inclusive no principal porto para embarque de açúcar do Brasil, e as operações puderam ser agilizadas, observou Nicolle. Os preços do açúcar relativamente altos no mercado internacional também têm limitado os negócios.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário