Menor demanda por açúcar brasileiro no exterior

Publicado em 30/08/2011 08:15
As exportações de açúcar no mês de agosto devem ficar muito longe de alcançar os volumes de igual mês de 2010. Até o dia 26 deste mês, foram embarcadas 1,991 milhão de toneladas. Em todo o mês de agosto de 2010, esse volume atingiu 2,725 milhões de toneladas.

O menor embarque neste ano, afirma Júlio Maria Borges, da JOB Economia e Planejamento, deve-se a uma menor dependência do açúcar brasileiro. "A produção mundial da safra 2011/12, que começa em setembro, será grande. Assim, a dependência do açúcar brasileiro é menor", diz Borges. Assim, continua ele, diante de uma oferta mundial maior, os clientes estão contendo novas compras à espera de preços mais baixos.

Neste momento, o mercado de açúcar tem fundamentos de alta - queda na produção no Centro-Sul do Brasil - e de baixa - perspectivas favoráveis em outros países produtores, como Rússia, Índia e União Europeia, o que torna o cenário incerto. Na última semana, o Rabobank avaliou que o superávit mundial de açúcar na safra 2011/12 pode alcançar 9,5 milhões de toneladas.

Ontem, os contratos da commodity com vencimento em março encerraram o dia a 28,98 centavos de dólar por libra-peso na bolsa de Nova York, retração de 35 pontos. No mês de agosto, no entanto, o saldo é de valorização de 1,65%.

Para se ter uma ideia de quão baixa está a demanda pelo açúcar brasileiro, ontem havia no porto de Santos (SP) 30 navios na programação para embarcar, até a primeira semana de setembro, 1,018 milhão de toneladas do produto. No mesmo dia de 2010, essa programação era de 76 navios para embarque de 2,34 milhões de toneladas, segundo dados da SA Commodities, que atua em parceria com a Unimar no ramo do agenciamento marítimo.

Nicolle Monteiro de Castro, da SA Commodities, pondera que o ano de 2010 foi muito acima da média. "Acredito que neste ano as exportações vão ficar próximas das de 2009, quando o país embarcou em agosto 2,120 milhões de toneladas", diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário