Projeto nos EUA reduz uso etanol se estoque do milho baixar

Publicado em 06/10/2011 14:10
Mais de 20 parlamentares americanos já aderiram a um projeto de lei, divulgado na quarta-feira, que atenuaria as regras para a mistura de etanol nos combustíveis automotivos, na esperança de que isso reduza a pressão inflacionária sobre os alimentos e rações quando os estoques de milho estiverem baixos.

Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde o álcool combustível é produzido a partir da cana, nos EUA o etanol é feito à base de milho. "A criação pelo governo federal de um mercado artificial para o setor do etanol criou, francamente, um efeito dominó que está afetando os consumidores," disseram os parlamentares Bob Goodlatte e Jim Costa.

O Padrão de Combustíveis Renováveis tem sido criticado desde 2008, quando houve uma disparada nos preços dos grãos. Essa regra federal americana assegura uma participação mínima para os biocombustíveis no mercado - estabelecida em 47,7 bilhões de l neste ano, chegando a 56,78 bilhões de l em 2015, ou cerca de 10% do combustível consumido por carros e caminhões leves.

Atualmente, cerca de 40% da produção americana de milho é transformada em etanol, e outros 40% vão para a fabricação de rações. Criadores de animais dizem que o preço das rações subiu devido ao Padrão de Combustíveis Renováveis.

Goodlatte disse que as exigências da regra federal seriam reduzidas em 25% quando o mercado do milho estiver nas atuais condições. Uma primavera fria e chuvosa e um verão seco devem resultar em uma safra aquém do previsto nos EUA. Pelo projeto, a Agência de Produção Ambiental reduziria as exigências de uso de biocombustíveis sempre que a relação estoques/consumo de milho ficar abaixo de 10% - o que ocorre quando as safras forem ruins, ou o consumo for acentuado.

A redução na mistura de biocombustíveis começaria em 10% e poderia chegar a 50%, caso a proporção estoque/consumo caia a menos de 5%, o que significa estoques quase esgotados. O analista Mark McMinimy, da consultoria MF Global, disse que o projeto dificilmente será transformado em lei neste ano, em parte porque resta pouco tempo para o final da sessão legislativa de 2011. Não há um projeto semelhante tramitando no senado.

"Agora, não podemos deixar de lado a possibilidade real de que o Padrão de Combustíveis Renováveis seja modificado nos próximos anos, embora não necessariamente nos termos contemplados por esse projeto," escreveu McMinimy em uma nota de pesquisa.

O projeto apresentado na Câmara não altera as regras para combustíveis avançados, como o etanol à base de celulose, que até 2022 deve por lei responder por metade do uso de combustíveis renováveis nos EUA. Além do Padrão de Combustíveis Renováveis, o etanol americano se beneficia também de uma isenção tributária e de uma tarifa sobre o produto importado - o que afeta principalmente o álcool brasileiro, e que expira no final de 2011. "Não vejo (a tarifa) sendo reautorizada," disse o senador Charles Grassley, defensor do maior uso de biocombustíveis.

Produtores de etanol e de grãos desaprovaram o projeto de lei apresentado na Câmara, alegando que a proporção entre estoques e consumo não é um bom indicador para o preço das rações, e citando estudos segundo os quais o etanol não afeta muito os preços alimentares.

A inflação nos alimentos nos EUA está prevista para 3,5% neste ano, ligeiramente acima da taxa geral de inflação. Para 2012, a previsão é de alta de 3% nos preços dos alimentos, e de 2,1% na inflação geral. Goodlatte também apresentou um projeto que elimina totalmente a exigência de mistura dos biocombustíveis no combustível automotivo, mas admitiu que "talvez ainda não haja vontade política" para isso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário