No Valor: Governo poderá taxar exportação de açúcar para conter alta do etanol

Publicado em 10/10/2011 16:30
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta segunda-feira, 10, que a taxação da exportação de açúcar para estimular a produção do etanol no país está inserida no rol de medidas que o governo poderá tomar para conter a alta de preço. Entretanto, a escolha desta alternativa, segundo o ministro, será evitada o máximo.

O ministro acredita que a taxação da exportação de açúcar, que tem o preço mais atrativo para o produtor de cana-de-açúcar, também não teria efeito significativo de curto prazo, considerado importante para ajudar a conter a pressão sobre a inflação. “Ainda é uma hipótese, mas esta será a última medida, que também não terá um efeito a curtíssimo prazo”, disse ministro ao Valor.

Lobão considera que as decisões mais importantes para o setor de etanol já foram tomada pelo governo. Ele citou o aumento do consumo de gasolina, importação de volume significativo do próprio etanol, oferta de incentivos à produção de etanol, crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos produtores de cana-de-açúcar e transferência do papel de fiscalização para Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O ministro participará nesta tarde de dois encontros com a presidente Dilma Rousseff. Conforme foi antecipado pelo Valor na semana passada, a reunião marcada às 15 horas foi convocada pela presidente para tratar da preocupação do governo com a alta no preço do etanol, em plena safra de cana-de-açúcar, e os efeitos produzidos sobre a inflação. O segundo encontro, prevista para às 17 horas, será de coordenação política.

Ao ser perguntado se a necessidade de novas medidas para o setor seria discutida nas reuniões, Lobão disse que ainda não sabia quais serão os assuntos. “Vou nas duas reuniões com ela [a presidente Dilma], mas ainda não sei do que vai se tratar”, afirmou. Outro tema urgente do governo, que está ligando diretamente ao ministro e deve ser discutido com a presidente, é o acordo que ainda falta ser fechado no Congresso para a votação do veto da chamada Emenda Ibsen Pinheiro – relacionada ao impasse sobre as novas regras de distribuição de royalty da produção de petróleo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário