Novas usinas consolidam o sulbaiano como polo sucroalcooleiro

Publicado em 18/10/2011 09:40
A produção das duas unidades vai atender ao mercado consumidor localizado próximo à região
A inauguração das usinas da União Industrial Açucareira Limitada (Unial) e da Infinity Bio-Energy (Ibirálcool), nos municípios de Lajedão e Ibirapuã, respectivamente, ontem, oferecerá oportunidade de trabalho formal a cerca de três mil pessoas no plantio, nas fábricas e em outros setores da cadeia produtiva do etanol.

As duas unidades representam investimento inicial de R$ 300 milhões e transformam o sul da Bahia em polo sucroalcooleiro. Segundo o governador Jaques Wagner, a região está se consolidando por conta da coragem dos empreendedores que estão acreditando e apostando na atividade, com a qualidade da mão de obra e o apoio do Estado.

"Nós estamos ampliando a produção de etanol – a Bahia ainda importa 70% do que consome. Como eu quero trazer para cá também o plástico verde, vamos precisar muito do álcool para suprir o mercado baiano", afirmou Wagner.

Oportunidade – O governador enfatizou que as novas unidades se juntam a duas outras, que já atuam na região. A partir de agora, de acordo com Wagner, "temos um complexo de quatro usinas. Espero que a gente continue crescendo, gerando emprego, melhorando a qualidade de vida e a economia baianas."

Técnico de segurança, Douglas Lopes, 21 anos, disse que na Unial ele pode crescer na profissão. "Eu comecei aqui como operador de painel. Fiz o curso e estou atuando na minha área já há seis meses, como técnico de segurança."

Outra pessoa que teve oportunidade de ascensão profissional é o tratorista Ueliston Gonçalves, 25 anos. "Eu trabalhava com serviços gerais, levantava peso, mexia com cerca, pegava na enxada. Trabalhando como tratorista, fico só no volante. Tem barulho do trator, mas a gente coloca um abafador, que a empresa dá."

Empresas querem expandir a fabricação de etanol

O presidente da Infinity, Douglas Oliveira, afirma que o sul da Bahia foi escolhido por causa das características da região, que proporcionam a quantidade necessária de açúcar concentrado na cana, a mão de obra qualificada e disponível, além da logística. "Temos entrada da cana de açúcar e localização estratégica para atender aos mercados consumidores próximos a esta região."

Para Oliveira, outro benefício é o apoio do governo baiano. "Queremos que o Estado continue sendo facilitador para que possamos investir mais R$ 400 milhões, elevar a capacidade de moagem de 1,2 milhão para 3,5 milhões de toneladas, triplicar a capacidade de geração de empregos – cerca de mil diretos e três mil indiretos – e possamos chegar, em quatro anos, com quatro mil empregos diretos e mais de 12,5 mil indiretos", adiantou.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o Estado tem o papel de ajudar na estruturação do negócio. "Isso envolve do licenciamento ambiental do projeto ao financiamento. O Estado participou deste processo desde a sua origem e hoje vê o resultado se consolidando por meio desta parceria com os setores privados."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seagri-BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário