Produtor de cana consegue excluir usina devedora do crédito presumido

Publicado em 22/11/2011 06:54
O governador Eduardo Campos publicará decreto proibindo que usinas pernambucanas de etanol e açúcar recebam o crédito presumido, espécie de isenção fiscal, em caso de débitos a fornecedores de cana e entidades de classe do setor. A medida foi decidida após reunião com dirigentes da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape). O encontro foi realizado nesta segunda-feira (21), no Palácio do Campo das Princesas.

O novo critério para a liberação do benefício foi uma solicitação das entidades representativas dos produtores, uma vez que cinco usinas ainda não pagaram a cana fornecida por três mil fornecedores na safra passada. O valor chega a aproximadamente R$ 10 milhões. Dessa forma, o governador concordou com a reivindicação dos canavieiros e solicitou ao secretário da Fazenda Paulo Câmara, que também participou da reunião, para incluir a nova exigência no decreto. “Portanto, só receberão o benefício as unidades indústrias livres de dívidas com fornecedores de cana e entidades representativas”, diz o presidente do Sindicape, Gerson Carneiro Leão. A previsão é de que o decreto seja publicado até o final do ano.

Os produtores também debateram com o governador sobre a situação da Usina Catende, que não está moendo desde sexta-feira (18), após protesto dos fornecedores que ainda não receberam pela cana ofertada. Para tentar resolver o impasse, ficou definido que o Governo do Estado, entidades de classe do setor, Banco do Brasil e a Cooperativa dos trabalhadores da Usina articularão conjuntamente uma saída planejada. “O funcionamento da Catende é fundamental para a economia da microrregião”, diz o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, ressaltando que a unidade absorve grande quantidade de cana e garante trabalho à população da localidade.    

Fertilizantes – Outra boa notícia para os fornecedores de cana foi o anúncio da liberação gratuita de 4 mil toneladas de fertilizantes aos produtores independentes. O material será entregue ainda este ano. A informação foi repassada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que também participou da reunião com o governador. O secretário ainda garantiu que no início do próximo ano, serão liberadas mais 6.2 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI AFCP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário