Efeitos do El Niño deverão continuar ao longo do primeiro semestre

Publicado em 08/12/2015 14:23

Os efeitos do fenômeno climático El Niño, que normalmente traz chuvas acima da média para o Sul do Brasil e diminui as precipitações ao Norte e Nordeste,  devem permanecer durante o primeiro semestre de 2016, alerta o climatologista Gilvan Sampaio de Oliveira, estudioso do fenômeno no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Todas as previsões indicam o pico do fenômeno agora. Ainda teremos impactos em todo o primeiro semestre do ano que vem”, disse o pesquisador durante uma apresentação na noite de segunda-feira (7/12) no Instituto Braudel, em São Paulo.

Neste ano, a intensidade do El Niño sobre o regime de chuvas é considerada forte, e o fenômeno tem sido comparado com o ocorrido em 1997, quando os efeitos do aquecimento das águas do Oceano Pacíficoprejudicaram os rendimentos no campo. O excesso de chuvas durante a época de plantio causou perdas de 10% na produção de arroz no Sul do país, por exemplo, conforme dados oficiais.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: geada ampla e frente fria mantêm o frio no Centro-Sul 07/07/2026
Geadas avançam no Sul enquanto calor e estiagem predominam em boa parte do Brasil
Frente fria avança pelo Sul e Sudeste e exige atenção do produtor com chuva, frio e risco de geadas
Previsão do tempo: frio continua no Sul e Nordeste entra em alerta para temporais 04 e 05/07/2026
Final de semana tem alerta para geada no Sul e declínio de temperatura no Sudeste
Portugal pede apoio de UE, Espanha e Marrocos diante do aumento do risco de incêndios florestais