Onda de frio deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia no Texas

Publicado em 16/02/2021 10:11

Por Maria Caspani

(Reuters) - Ao menos uma pessoa morreu e mais de 4 milhões ficaram sem energia no Texas após uma rara onda de frio ter forçado a operadora de eletricidade do Estado norte-americano a impor blackouts rotativos devido à maior demanda por energia.

Acredita-se que a causa da morte tenha sido exposição a "temperaturas extremamente baixas", disse no Twitter o chefe de polícia de Houston, Art Acevedo.

O site PowerOutage.us, que acompanha a falta de energia, disse que 4.113.701 clientes no Texas estavam sem energia às 2h05 (4h05, horário de Brasília) de terça-feira.

A onda de frio que varre o Texas chegou à parte norte do México também, onde autoridades disseram que 4,7 milhões de usuários ficaram sem energia na segunda-feira cedo. Por volta do meio-dia o serviço havia sido retomado para quase 2,6 milhões delas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou emergência na segunda-feira, destravando assistência federal ao Texas, onde as temperaturas variaram de -2 a -22 graus Celsius.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quarta-feira terá temporais no PR e SC, chuva forte em SP e MS
Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm alerta para tempestades nesta quarta-feira (30)
Justiça condena Porto Alegre a pagar R$ 50 milhões por danos causados pelas enchentes de 2024
Furacão Polo toca o solo no México e provoca ventos fortes, chuva e risco de alagamentos
Virada no tempo: ciclone extratropical leva chuva a várias regiões do país
Rio Taquari ultrapassa cota de inundação e acende alerta no RS