Inundações na Índia interditam ruas, arrastam pontes e matam 46

Publicado em 20/10/2021 11:00

Por Alasdair Pal e Saurabh Sharma

NOVA DÉLHI (Reuters) - Inundações desencadeadas por dias de chuvas intensas fora de época arruinaram plantações, interditaram ruas e arrastaram pontes no norte da Índia, além de terem matado ao menos 46 pessoas, disseram autoridades nesta quarta-feira enquanto aceleram os esforços para resgatar pessoas ilhadas.

Imagens aéreas deram vislumbres de rios avolumados e vilarejos parcialmente submersos em áreas afetadas de Uttarakhand, um Estado nos Himalaias especialmente sujeito a inundações, mas outras áreas também sofrem com as chuvas desta semana.

"Há uma perda enorme devido às inundações... as lavouras estão destruídas", disse o ministro-chefe Pushkar Singh Dhami à ANI, uma parceira da Reuters, depois de averiguar os danos na noite de terça-feira.

"Os moradores estão enfrentando muitos problemas, as ruas estão inundadas, pontes foram varridas."

O número de mortos pode aumentar, disse S A Murugesan, autoridade da agência estadual de gerenciamento de desastres, à Reuters.

Imagens de autoridades da agência nacional de gerenciamento de desastres mostraram pessoas sendo salvas depois de ficarem presas sob deslizamentos de terra.

O primeiro-ministro Narendra Modi disse no Twitter que ficou angustiado com a perda de vidas.

Em fevereiro, mais de 200 pessoas supostamente morreram em Uttarakhand depois que marés de tempestade varreram uma usina hidrelétrica.

Outras regiões que sofreram após as chuvas incluem Kerala, Estado do sul onde mais de 20 pessoas morreram devido a deslizamentos de terra, disseram autoridades na segunda-feira.

No vizinho Nepal, ao menos 43 pessoas morreram e 30 estão desaparecidas depois de três dias de chuvas intensas, disse a polícia nesta quarta-feira.

A estação anual de chuvas de monção da Índia costuma ir de junho a setembro.

(Por Alasdair Pal em Nova Délhi e Saurabh Sharma em Lucknow)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leste de Santa Catarina tem alerta vermelho para acumulado de chuva neste fim de semana
El Niño se fortalece e NOAA eleva chance de fenômeno muito forte até o fim do ano
Veranico ganha força no interior do Brasil, chuva intensa e risco de temporais avançam pelo Sul.
Chuva pesada no Sul contrasta com veranico e calor de até 40°C em outras regiões do país
Veranico ganha força no interior do Brasil, enquanto Sul terá chuva forte e risco de temporais
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 14/08/2026