Final de semana terá nova rodada para o Sul do Brasil e permanência de ar seco na região central

Publicado em 02/09/2022 09:55 e atualizado em 02/09/2022 11:28
São previstas chuvas de até 30mm nos estados da região Sul, mas sem força para avançar para as demais áreas

A entrada de uma nova frente fria vai favorecer uma nova rodada de chuvas pelo Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (2).

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, o sistema também vai aumentar a nebolusidade em áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, mas sem força para mudar as condições de tempo seco na região Central do país. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas entre 20mm e 30mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e chuvas com volumes baixos no sul do Paraná. O modelo mostra ainda que a chuva terá passagem rápida e o início da próxima semana voltará a ser de tempo seco também nos três estados. 

"O ar seco predomina sobre o Sudeste, no Centro-Oeste, em parte do interior do Nordeste e no sul da Região Norte dificultando a formação da nebulosidade", acrescenta a previsão da Climatempo para a região Central do país. 

No Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba, o dia será marcado por temperaturas elevadas e a condição continua sendo de alerta para níveis da umidade relativa do ar. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%", afirma o alerta amarelo publicado na página oficial do Inmet, válido para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Piauí  e Bahia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet divulga prognóstico com impactos do clima sobre as culturas agrícolas em outubro
Temporais voltam ao RS neste fim de semana e São Paulo sem chuva
Furacão Polo volta a ganhar força e pode atingir novamente a Categoria 5 no Pacífico
ONS vê chuvas acima da média em hidrelétricas do Sul e Sudeste/Centro-Oeste em outubro
Onda de calor ganha força no Centro-Sul, mas chuva volta a avançar na próxima semana
Aumento de temperatura liga o alerta em todo o Brasil