Brasil terá mais um dia de muita chuvas em quase todas as regiões de produção agrícola

Publicado em 28/12/2022 10:32 e atualizado em 28/12/2022 11:40
Região Central do Brasil deve receber os volumes mais significativos nas próximas 24 horas

Confirmando as previsões anteriores, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul já provoca muita chuva, condição que deve permanecer até a virada do ano. De acordo com a Climatempo, áreas de instabilidade deixam nebulosidade de chuva sobre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

Já no Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria pela costa da região ajudou na formação de nuvens carregadas no litoral e no interior da região Sul. Além desse sistema que já levou chuva, o avanço de uma nova frente fria vai avançar e manter as áreas de instabilidade na região. 

"Há condições para chuva forte especialmente no Paraná e em Santa Catarina. Os dois estados podem registrar queda de granizo nesta quarta-feira, que pode ser em grande quantidade em alguns locais", afirma a Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima de 30mm em quase todo Brasil, com destaque para áreas no Mato Grosso que pode receber chuvas acima de 50mm nas próximas 24 horas. 

Também volta a chover de forma mais expressiva em áreas do Matopiba, com exceção do oeste da Bahia que permanece com volumes mais baixos. 

A Climatempo acrescenta que entre a quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com a ZCAS já configurada, as instabilidades ganham ainda mais força, aumentando a incidência de chuva forte e volumosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

Os acumulados poderão ser bastante expressivos e não se descarta a possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 28-12-2022 10-46-53

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: frio continua no Sul e Nordeste entra em alerta para temporais 04 e 05/07/2026
Final de semana tem alerta para geada no Sul e declínio de temperatura no Sudeste
Portugal pede apoio de UE, Espanha e Marrocos diante do aumento do risco de incêndios florestais
Calor extremo coloca à prova consumo de bebidas alcoólicas e afeta fabricantes na Europa
Sul enfrenta novo pico de frio enquanto calor e tempo seco predominam no interior do Brasil
Chuvas ganham força no Norte, mas calor e tempo seco persistem em áreas produtoras do Tocantins