Argentina derrete em onda de calor recorde no final do verão

Publicado em 03/03/2023 17:58

Por Miguel Lo Bianco

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina está sendo atingida por uma forte onda de calor no final do verão, com muitos lugares registrando temperaturas recordes para o mês de março, enquanto residentes, turistas e plantações sufocam ao sol.

Algumas vilas e cidades registraram temperaturas de até 40° Celsius, com Nueve de Julio e Ezeiza quebrando recordes para o mês. A própria Buenos Aires atingiu 38°C, quebrando um recorde estabelecido anteriormente em 1952.

"Você não pode andar por aí, está muito úmido. É difícil", disse o morador Gabriel Suarez.

Na quarta-feira, grandes áreas da Argentina ficaram sem energia --e ar-condicionado-- após um blecaute na rede nacional devido a um incêndio, disseram autoridades, conforme a onda de calor aumentou a demanda por eletricidade.

Moradores e turistas em Buenos Aires tentam se proteger do sol e beber muita água. Muitos ficam dentro de casa ou procuram outras maneiras de se refrescar.

A Argentina tem sido atingida pela seca desde o ano passado, o que tem afetado suas principais safras de soja, milho e trigo. Temperaturas elevadas e ondas de calor agravaram o impacto nas colheitas.

(Reportagem de Miguel Lo Bianco)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Neymar, Ancelotti e a torcida de olho no céu: chuva pode virar protagonista em Brasil x Escócia
Previsão do Tempo para todo o Brasil
Tempo seco domina Matopiba e interior da Bahia e mantém alerta no campo
Friagem avança no Norte derruba temperaturas e contrasta com calor e tempo seco no interior da região
Frente fria avança no Centro-Oeste, derruba temperaturas e traz chuva fora de época com risco ao algodão
Chuvas voltam a interromper colheitas no Sudeste e acendem alerta para café, cana e hortaliças