Furacão Beryl "extremamente perigoso" avança em direção ao Caribe

Publicado em 01/07/2024 09:42

 

(Reuters) - O furacão Beryl atravessou o Oceano Atlântico em direção às Ilhas Windward, no Caribe, como uma tempestade "extremamente perigosa" na segunda-feira, ameaçando devastar comunidades com enchentes, tempestades e ventos fortes que ameaçam a vida, segundo as autoridades.

Os moradores fecharam lojas, estocaram alimentos e abasteceram seus carros com gasolina à medida que a tempestade se aproximava. O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, disse que estava prevendo um desastre natural que poderia continuar por dias.

O início da temporada de furacões no Atlântico deste ano é excepcionalmente feroz e precoce - foi a tempestade de categoria 4 mais precoce já registrada, de acordo com dados do Centro Nacional de Furacões no domingo.

O Beryl enfraqueceu no início da segunda-feira para a categoria 3 e depois aumentou novamente para 4 em uma escala de cinco pontos, com ventos máximos sustentados superiores a 193 kph, com algumas rajadas mais altas, cerca de 180 km a sudeste de Barbados, informou o NHC.

É provável que traga ventos catastróficos e uma onda de tempestade no início da terça-feira nas ilhas Windward, disse o NHC.

"O Beryl deve continuar sendo um furacão extremamente perigoso à medida que seu núcleo se desloca pelas Ilhas Windward em direção ao leste do Caribe", alertou o NHC.

Os alertas de furacão estavam em vigor para Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Granada e Tobago. Um alerta de tempestade tropical foi emitido para Martinica e Trinidad, com alertas de tempestade para partes da República Dominicana e partes do Haiti.

(Por Bernadette Baum)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil alerta para chances de inundações no norte do RS
Previsão do tempo: Chuva intensa continua no Sul e nova frente fria chega na quarta 30/06/2026
Inmet prevê temporais no Sul ao longo da semana e alerta para para chuva intensa, granizo e geada
Colheita do café ganha trégua com tempo firme, mas frio volta ao Sudeste no fim da semana
Tempo firme favorece o campo, mas baixa umidade acende alerta no Centro-Oeste
Calor e baixa umidade preocupam produtores no Tocantins; chuva segue concentrada no Norte da Amazônia