Área entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro tem alerta de perigo para tempestade

Publicado em 16/09/2025 16:27 e atualizado em 16/09/2025 17:23
Previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (16) dois avisos para tempestades que atingem áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um deles, classificado com grau de severidade perigo, prevê condições mais intensas no período da tarde e noite.

De acordo com o boletim, o alerta mais severo está em vigor das 13h às 23h desta terça. A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Os riscos incluem corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Entre as áreas sob maior atenção estão o Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campinas, Vale do Paraíba Paulista, regiões Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo, além do Centro e Sul Fluminense e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O segundo aviso, de grau perigo potencial, abrange uma área ainda mais ampla e se estende das 12h desta terça até 10h de quarta-feira (17). Nesse caso, a previsão é de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Apesar da intensidade menor, há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, danos pontuais em lavouras e interrupções isoladas de energia elétrica.

As áreas afetadas incluem o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Zona da Mata, Oeste, Sul e Centro de Minas Gerais, além de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araraquara e São José do Rio Preto, no interior paulista. Também estão sob alerta regiões do Espírito Santo, como o Sul e o Centro do estado, e grande parte do território fluminense, incluindo Baixadas, Norte, Noroeste, Centro e Região Metropolitana.

O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, não estacione veículos próximos a placas ou torres de transmissão e desligue aparelhos elétricos em caso de tempestades intensas.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do café ganha trégua com tempo firme, mas frio volta ao Sudeste no fim da semana
Tempo firme favorece o campo, mas baixa umidade acende alerta no Centro-Oeste
Calor e baixa umidade preocupam produtores no Tocantins; chuva segue concentrada no Norte da Amazônia
Chuvas diminuem no litoral e calor segue intenso sobre o Matopiba e interior do Nordeste
Colheita no Sul deve enfrentar nova semana de chuva antes da volta das geadas
Frente fria mantém temporais no Sul, enquanto bloqueio atmosférico segura avanço das chuvas pelo Brasil