Ciclone extratropical provoca estragos no Rio Grande do Sul e mantém alerta para o Sul e Sudeste

Publicado em 09/12/2025 09:14
maiores volumes de chuva são esperados para a região central do RS, podendo chegar a mais de 90 mm

A formação de um novo ciclone extratropical nesta segunda-feira (8) causou estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno, que já havia sido previsto e explicado pela meteorologista Desirée Brandt em entrevista ao Notícias Agrícolas, segue em deslocamento pelo Sul do país, e o alerta para novos prejuízos permanece válido tanto para os estados sulinos quanto para parte da região Sudeste.

Nas próximas 24 horas, os maiores volumes de chuva são esperados para a região central do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 90 milímetros. A faixa de divisa entre Paraná e São Paulo também preocupa, com previsão de chuvas entre 60 mm e 90 mm. Além das precipitações intensas, há risco de ventos fortes, alagamentos pontuais e transtornos em áreas urbanas e rurais, exigindo atenção redobrada de produtores e moradores das regiões afetadas.

 

A Tempo OK divulgou mais detalhes sobre o fenômeno: As rajadas de vento podem ultrapassar 80 km/h em alguns locais, com risco de quedas de galhos, pequenos danos em estruturas mais frágeis e dificuldade no deslocamento, especialmente em áreas abertas. Também há possibilidade de trovoadas, o que pode tornar o tempo ainda mais instável.

Uma das cidades impactadas foi Flores da Cunha, localizada na Serra Gaúcha. O portal Leouve acompanhou os estragos ocorridos no município e publicou em suas redes sociais:

 

 

Estragos em Flores da Cunha / RS - Fonte: Leouve

Devido às intabilidades previstas, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), publicou alertas para as seguintes localidades:

Região Sudeste: São Paulo

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas e extravasamento de córregos, com drenagem deficiente, nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo, Sorocaba e Campinas (SP) (em amarelo, na Figura 1), devido à previsão de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com intensidade moderada a forte.

Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de inundações pontuais, extravasamento de córregos, alagamentos urbanos em áreas rebaixadas com drenagem deficiente, nas  Regiões Geográficas Intermediárias de Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul (RS); Florianópolis, Joinville e Blumenau (SC) (em amarelo, na Figura 1), devido à previsão de chuva ao longo do dia, que podem ocorrer na forma de pancadas com intensidade moderada a forte, podendo atingir altos acumulados de precipitação. Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas e extravasamento de córregos, com drenagem deficiente, nas Regiões Geográficas Intermediárias de Pelotas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre (RS), além de Curitiba (PR) (em laranja, na Figura 1), devido à previsão de chuva ao longo do dia, que podem ocorrer na forma de pancadas com intensidade moderada a forte, podendo atingir altos acumulados de precipitação.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuva intensa no RS e rios entram em alerta | Previsão do tempo 13/08/2026
Região Sul segue com alerta para tempestades e chuva pode avançar nesta quinta-feira (13)
Cerca de 1.200 pessoas deixam costa do norte da França por incêndio florestal
Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas
Sul terá nova rodada de chuvas, enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil
Sul terá chuva intensa e risco de tempestades, enquanto calor e seca avançam pelo Brasil