Calor ganha força no centro-sul do Brasil nos próximos dias

Publicado em 27/03/2026 07:38
Bolha de calor cresce sobre o Paraguai e no norte da Argentina e se expande sobre o centro-sul do Brasil. Temperaturas entre 35°C e 38°C poderão ser observada principalmente em áreas próximas das fronteiras com estes países

Os próximos dias serão marcados por aumento significativo do calor no centro-sul do Brasil, impulsionado pela atuação de uma bolha de calor sobre o Paraguai e o norte da Argentina.

Esse sistema favorece o aquecimento do ar e avança sobre o território brasileiro, elevando as temperaturas principalmente em áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, além de toda a faixa oeste da Região Sul, incluindo o oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e também no centro-oeste e norte do interior de São Paulo.

Onde o calor será mais intenso?

As áreas mais próximas da fronteira com o Paraguai e com o norte da Argentina devem sentir os efeitos mais intensos desse aquecimento.

Regiões como as Missões e o oeste gaúcho, oeste catarinense e paranaense, além do sul e Pantanal de Mato Grosso do Sul, podem registrar temperaturas máximas entre 35°C e 38°C até o fim de semana, não se descartando valores pontualmente ainda mais elevados.

Esse cenário reforça a sensação de calor intenso e abafamento, principalmente durante as tardes.

Onda de calor? Ainda não…

Apesar do aumento das temperaturas, não há indicação de onda de calor sobre o Brasil neste momento.

A previsão indica que, já ao longo da próxima semana, entre o fim de março e o início de abril, a chuva volta a se espalhar por áreas do centro-sul do Brasil. Com isso, a maior presença de nebulosidade e pancadas de chuva tende a impedir a manutenção de temperaturas tão elevadas quanto as observadas no último fim de semana de março de 2026.

Sul ainda pode ter pancadas de chuva isoladas

Mesmo com o predomínio do calor, áreas da Região Sul ainda podem registrar pancadas de chuva isoladas, típicas da combinação entre calor e muita umidade na atmosfera.

Essas pancadas tendem a ocorrer principalmente entre a tarde e a noite e podem vir acompanhadas de raios em alguns pontos, mas de forma localizada.

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet descarta ocorrência de ciclone bomba com frente fria no Brasil
Chuvas devem atingir parte do país entre sexta e sábado, enquanto frio continua no Sul
Calor de até 35°C e umidade crítica mantêm alerta no Nordeste; litoral segue com chuva isolada
Norte terá chuvas concentradas na Amazônia, enquanto Tocantins enfrenta calor de até 35°C
Frente fria perde força no Centro-Oeste, mas ainda leva chuva e temperaturas amenas para parte da região
Brasil enfrenta semana de extremos entre frio intenso no Sul e calor persistente no Norte