Norte do Brasil segue com chuva extrema e calor intenso no Tocantins e sul do Pará

Publicado em 27/05/2026 11:20
Volumes elevados continuam sobre Roraima, Amapá e norte amazônico, enquanto áreas do Tocantins enfrentam temperaturas próximas dos 40°C

A reta final de maio segue marcada por contrastes no clima da Região Norte do Brasil. Enquanto o chamado “inverno amazônico” mantém acumulados muito elevados de chuva sobre Roraima, Amapá, norte do Amazonas e norte do Pará, áreas mais ao sul da região enfrentam calor intenso e tempo seco.

Segundo a meteorologista Estael Sias, a maior concentração de chuva continua sobre a faixa norte da Amazônia. Somente nesta quarta-feira, os modelos meteorológicos projetam volumes entre 40 e 50 milímetros em áreas de Roraima, com pontos isolados podendo superar os 100 milímetros. Municípios como Boa Vista, Alto Alegre e Caracaraí seguem sob influência direta da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela manutenção das instabilidades.

A previsão para os próximos cinco dias indica continuidade desse padrão, com acumulados entre 150 e 200 milímetros em partes do norte da região. Já no Tocantins, Rondônia, Acre e sul do Pará, o cenário é oposto: pouca chuva e temperaturas muito elevadas.

O destaque fica para o Tocantins e o sul do Pará, onde os termômetros podem atingir entre 36°C e 38°C nos próximos dias, com sensação de calor ainda mais intensa devido ao aquecimento do solo e à baixa umidade. Em áreas produtoras de Porto Nacional e Palmas, o calor deve persistir até o início de junho.

Em Marabá, no Pará, a previsão indica dias quentes, com máximas entre 33°C e 35°C. Apesar da ausência de chuva significativa sobre a cidade, os modelos apontam possibilidade de pancadas isoladas nos arredores da região.

Já em Boa Vista, a chuva continua praticamente diária. A previsão indica volumes expressivos ao longo de toda a semana, com períodos de chuva forte intercalados por rápidas melhorias, mantendo o padrão típico desta época do ano no extremo norte do país.

Por: Andréia Marques
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região Norte terá volumes expressivos de chuva nos próximos dias
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Região Norte segue com chuva intensa e volumes podem passar de 150 mm no Pará
Norte entra em período mais seco e terá redução gradual das chuvas
Chuva se concentra no extremo Norte, enquanto ar seco avança sobre parte da Amazônia
Norte do Brasil segue com risco de temporais e chuva intensa em áreas isoladas