Avanço da frente fria mantém chuvas e reduz temperaturas na Região Sul

Publicado em 19/08/2026 16:14 e atualizado em 19/08/2026 17:42
Entre as capitais, a mínima prevista é de 15°C em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) nesta quinta-feira (20)

As instabilidades prosseguem na Região Sul nesta quinta-feira (20) com a passagem de uma frente fria associada a um ciclone, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema leva chuva e trovoadas para áreas do Paraná e de Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul continua sob forte instabilidade.

De acordo com a previsão do Inmet, a chuva se concentra principalmente no oeste e sul do Paraná e de Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul permanece com condições de chuva e trovoadas ao longo do dia. Na quarta-feira (19), as áreas de instabilidade já atuavam sobre o estado gaúcho e avançavam em direção a Santa Catarina.

Para essas áreas, o Inmet mantém alerta de perigo para tempestades, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. O aviso também aponta risco de cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Em uma área mais ampla, o instituto também mantém alerta de perigo potencial, que prevê chuva de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.

A passagem do sistema também provoca queda das temperaturas, conforme a previsão do Inmet. No sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e grande parte do interior do Rio Grande do Sul, as mínimas ficam abaixo de 10°C ainda na quinta-feira, com a menor temperatura podendo ser registrada durante a noite.

Entre as capitais, a mínima prevista é de 15°C em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). A máxima pode chegar a 28°C em Curitiba, enquanto Porto Alegre não deve passar de 20°C entre quarta e quinta-feira.

No Mato Grosso do Sul, o Inmet prevê pancadas de chuva com trovoadas isoladas no sul do estado, principalmente na área de divisa com o Paraguai e o Paraná. Também há possibilidade de chuva isolada no sudoeste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, predominam poucas nuvens.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frente fria rompe bloqueio e ar polar avança pelo Brasil | Previsão do tempo: 20/08/2026
Avanço da frente fria mantém chuvas e reduz temperaturas na Região Sul
Ciclone provoca temporais e derruba temperaturas no Sul. Outras regiões enfrentam calor de 40ºC
Ciclone extratropical muda o tempo no Sul e leva chuva ao Sudeste nos próximos dias
Ciclone extratropical muda o tempo no Sul e derruba temperaturas; calor passa dos 40°C em outras regiões
Calor e ar seco dominam o interior antes da chegada da frente fria | Previsão do tempo 19/08/2026