Ciclone extratropical intensifica chuvas no Sul e Sudeste e mantém risco de temporais

Publicado em 05/11/2026 08:22
Áreas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul estão sob avisos de tempestade com risco de trovoadas e rajadas de vento

A formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, próximo à costa das regiões Sul e Sudeste, deve intensificar as instabilidades entre esta quinta-feira (5) e sexta-feira (6). O sistema organiza um canal de umidade sobre essas áreas e favorece a ocorrência de chuva e trovoadas em partes do Centro-Oeste, Sudeste e norte da Região Sul.

O ciclone também deve organizar uma frente fria sobre o oceano, contribuindo para uma pequena queda das temperaturas, principalmente em áreas de São Paulo. Enquanto isso, um sistema de alta pressão pós-frontal favorece a estabilidade do tempo no oeste e sul do Rio Grande do Sul.

O canal de umidade permanece configurado entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste, com possibilidade de alcançar áreas agrícolas do Matopiba. Em contrapartida, grande parte do Nordeste, especialmente o litoral e o sertão, além do norte do Pará, Amapá e áreas de Roraima, deve continuar com tempo seco e calor intenso.

Sul tem redução gradual das instabilidades

Na Região Sul, a instabilidade diminui aos poucos nesta quinta-feira. Pela manhã, há previsão de chuva com trovoadas no Paraná. À tarde, as áreas de instabilidade ficam mais concentradas na divisa com São Paulo.

O centro-norte paranaense está sob aviso laranja para tempestades. Nas demais áreas do estado e no centro e norte de Santa Catarina, o alerta é amarelo. Curitiba e Florianópolis estão na área de aviso. Também há alerta amarelo para ventos costeiros no litoral norte do Rio Grande do Sul e no litoral catarinense.

No Rio Grande do Sul, as condições melhoram ao longo do dia, com redução das chances de chuva e céu mais aberto até a noite. As temperaturas ficam amenas, com máximas de até 25°C em Porto Alegre e Curitiba e de 24°C em Florianópolis.

Na sexta-feira, a chuva continua concentrada principalmente no norte da região. O oeste, noroeste e norte do Paraná têm previsão de pancadas com trovoadas isoladas e permanecem sob aviso amarelo para tempestades. Também pode chover de forma isolada em áreas do Paraná, de Santa Catarina e no norte gaúcho.

O tempo fica estável em Porto Alegre e em toda a faixa sul do Rio Grande do Sul. Nas capitais, as mínimas variam entre 14°C em Porto Alegre e as máximas chegam a 26°C em Porto Alegre e Florianópolis.

Sudeste concentra risco de temporais

Nesta quinta-feira (5), muitas nuvens cobrem o Sudeste. As instabilidades começam pela manhã na divisa de São Paulo com o Paraná e avançam durante a tarde para outras áreas paulistas, o centro-sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. À noite, a previsão indica chuva com trovoadas em praticamente toda a região.

Há aviso laranja de perigo para tempestades na área de divisa entre São Paulo e Paraná, incluindo a capital paulista. Nas demais áreas do Sudeste, o aviso é amarelo, de perigo potencial. O extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo fica fora da área de alerta, com previsão de chuva mais isolada.

Apesar das instabilidades, o calor continua. A máxima prevista é de 31°C em São Paulo, 34°C em Belo Horizonte e 35°C no Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (6), a chuva ainda pode atingir toda a região. As trovoadas devem ocorrer principalmente no oeste, noroeste e norte de São Paulo, em Minas Gerais, no oeste e norte do Rio de Janeiro e nas áreas central e sul do Espírito Santo.

O aviso amarelo para tempestades permanece em vigor no oeste, noroeste e norte paulista e em áreas de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro e a região central do estado. As temperaturas caem em São Paulo, onde a máxima não deve passar de 21°C. Em Belo Horizonte, ainda pode fazer 34°C, enquanto Rio de Janeiro e Vitória devem registrar temperaturas próximas de 30°C.

Temporais avançam pelo Centro-Oeste

O Centro-Oeste terá tempo instável nesta quinta-feira, com chuva e trovoadas em diferentes áreas. Pela manhã e à tarde, as instabilidades ficam mais concentradas em Mato Grosso do Sul. À noite, avançam para o sul e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

O sul de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraná, está sob aviso laranja para tempestades. Nas demais áreas sul-mato-grossenses e no sul de Goiás, o alerta é amarelo. Em Mato Grosso, as chuvas devem ser mais isoladas nos setores oeste e norte.

Na sexta-feira, a previsão mantém as condições para chuva e trovoadas principalmente no sul, centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, no sudeste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Há aviso amarelo para tempestades em áreas de Mato Grosso do Sul, no centro e sul de Goiás e no Distrito Federal.

O calor e o tempo abafado continuam. As máximas podem chegar a 35°C em Goiânia e 35°C em Cuiabá nesta quinta-feira. Na sexta, Goiânia pode registrar novamente 35°C.

Previsão mostra aumento da umidade no Sul do Brasil, com avanço de ar quente e úmido vindo do Norte e Centro-Oeste.

Nordeste e Norte

Na Região Norte, o calor e o tempo abafado vêm acompanhados de pancadas de chuva, principalmente nos setores oeste e sul. Nesta quinta-feira, há previsão de chuva com trovoadas em Rondônia, Acre, Amazonas e no oeste e sudoeste de Roraima. Também podem ocorrer pancadas isoladas no noroeste do Pará e no sul do Tocantins.

Para áreas do sudoeste de Roraima, Amazonas, extremo norte de Rondônia e Acre, há aviso amarelo para chuvas intensas. Já no Amapá e no litoral do Pará, o tempo permanece mais firme, com sol entre nuvens.

Na sexta-feira, as instabilidades continuam no Acre, em áreas do Amazonas e na região central do Tocantins. Também pode chover de forma isolada em Roraima, no leste do Amazonas e no oeste e sul do Pará. A previsão segue indicando tempo firme no Amapá e no litoral paraense.

No Nordeste, o predomínio é de sol, poucas nuvens e calor nos dois dias. As possibilidades de chuva ficam restritas a pontos do oeste e sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e oeste e sul da Bahia. No sudoeste baiano, podem ocorrer trovoadas isoladas na sexta-feira.

O calor será mais intenso no Piauí, onde Teresina pode registrar máxima de 39°C tanto na quinta quanto na sexta-feira. As máximas também chegam a 32°C em capitais como Salvador, Natal, Fortaleza e São Luís nesta quinta-feira.
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciclone extratropical intensifica chuvas no Sul e Sudeste e mantém risco de temporais
Santa Catarina confirma dois tornados e contabiliza 86 municípios atingidos por temporais
Frente fria aumenta a chuva em São Paulo: Confira a previsão
Inmet: Temperaturas elevadas e irregularidade das chuvas mantêm a demanda hídrica elevada no Matopiba
Inmet: Temperatura tem elevação de 6,2 °C em apenas 2 horas na manhã dessa quarta (04) em Brasília