Argentina: seca e reservas escassas seguem ameaçando o trigo de Córdoba e Santa Fe

Publicado em 03/10/2018 12:12

O Escritório de Risco Agropecuário (ORA) da Argentina alertou que as reservas escassas e a condição de seca devem permanecer para o trigo na província de Córdoba e no centro-sul de Santa Fe.

Estes fatores continuam ocorrendo mesmo que o mês de setembro tenha melhorado consideravelmente o regime de chuvas em relação ao escasso aporte de água que houve durante o inverno.

O mapa de reservas de água no solo que o ORA elabora todas as semanas mostra a situação com clareza: salvo o departamento Presidente Roque Sáenz Peña, que saiu de situação de seca e passou a "reservas escassas", o restante das zonas que estavam secas permanecem nesta condição.

O prognóstico semanal também não indica novas chuvas. "As regiões de trigo de Córdoba e Santa Fe se mantêm com grande parte da área em seca e reservas escassas, panorama que não mudaria na semana, já que não são esperadas chuvas abundantes", agregou o ORA.

A esperança está em que se confirme a previsão do Serviço Meterológico Nacional (SMN) de chuvas "normais ou acima do normal" entre outubro e dezembro.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo tem maior ganho semanal desde o início da guerra na Ucrânia com temores climáticos
Recuperação internacional e dólar sustentam preços domésticos do trigo
UE reduz previsão da safra de trigo 24/25 para mínima de 4 anos
Trigo: Cortes nas estimativas da safra russa trazem tendência de alta para os contratos
Trigo sobe por preocupações com clima seco e ataques no Mar Negro