País deve elevar importação de trigo em 2018

Publicado em 16/10/2018 15:32
Em cenário de incertezas sobre a cotação do dólar, moinhos ainda não sabem o quanto pagarão pelo produto e não preveem repasse de preços; Argentina é o principal fornecedor do Brasil.

A baixa qualidade e o menor volume de produção de trigo no Paraná, principal produtor do cereal no Brasil, devem fazer com que os moinhos ampliem as importações neste ano. A expectativa é que o País importe 7 milhões de toneladas em 2018.

De acordo com o conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (Abitrigo), Marcelo Vosnika, desde o começo da safra 2018 já havia uma expectativa de uma importação entre 6,5 milhões de toneladas e 7 milhões de toneladas, devido à expectativa de área menor de cultivo no Paraná. Até agosto deste ano, o Brasil importou 4,5 milhões de toneladas, segundo a associação. A média anual tem sido de 5,5 milhões de toneladas por ano.

Ainda conforme a Abitrigo, o Brasil importou 6 milhões de toneladas em 2017. “Agora, a tendência é que a importação chegue a 7 milhões de toneladas, bem próximo do recorde”, estima o dirigente, referindo-se à perspectiva de perdas nas lavouras paranaenses devido ao clima.

Leia a notícia na íntegra no site do DCI

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo/Cepea: Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área pode diminuir
Trigo cai com previsão de chuvas na Rússia estimulando realização de lucros
Trigo tem maior ganho semanal desde o início da guerra na Ucrânia com temores climáticos
Recuperação internacional e dólar sustentam preços domésticos do trigo
UE reduz previsão da safra de trigo 24/25 para mínima de 4 anos