Plantio de trigo no Paraná vai a 11% da área; 100% da safra tem boa condição

Publicado em 30/04/2019 20:41

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de trigo no Paraná, o maior produtor brasileiro do cereal, avançou para 11 por cento da área até a véspera, com as lavouras em condições bem melhores do que há um ano, mostrou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

Em uma semana, a semeadura aumentou em 7 pontos percentuais, ao passo que em igual momento de 2018 os trabalhos de campo estavam apenas começando, com a implantação atingindo só 1 por cento do total projetado.

Parte desse ritmo mais adiantado em 2019 deve-se a condições climáticas favoráveis, uma vez que chuvas regulares ao longo de março e abril contrastaram com uma estiagem que já dava sinais de pressão sobre as plantações há um ano.

Vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, o Deral estima uma produção de 3,29 milhões de toneladas de trigo neste ano no Estado, um salto de 17 por cento ante 2018.

Por ora, tal expansão parece estar a caminho de se confirmar.

Conforme o Deral, 100 por cento das lavouras estavam em condição "boa", versus 99 por cento uma semana antes e 78 por cento em igual época de 2018.

Quando o plantio atingiu área semelhante em 2018, apenas cerca de metade do cultivo estava em boa condição.

O departamento ainda destacou que a colheita de soja no Paraná foi finalizada e que 97 por cento do milho "verão" estava colhido até a véspera. O plantio do milho "safrinha" já havia sido encerrado.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário