Pesquisa avalia potencial do trigo em novas áreas no Nordeste

Publicado em 03/07/2020 11:03

Ensaios de campo conduzidos pela Embrapa buscam avaliar o potencial e a viabilidade da cultura do trigo em áreas da nova fronteira agrícola denominada Sealba, que abrange 171 municípios das zonas costeiras e Agreste de Sergipe, Alagoas e Nordeste da Bahia.

Nos dias 23 e 26 de junho, foram plantados experimentos com trigo nos municípios de Porto Calvo e Anadia, nos Tabuleiros Costeiros Alagoanos. Os ensaios utilizam as cultivares tropicalizadas BRS 264 e BRS 404, dentre outras, que mais têm se destacado em áreas do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. 

A atividade é conduzida pela pesquisadora Lizz Kezzy de Morais, da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo (AL), vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e integra o projeto ‘’Melhoramento genético de trigo para o Brasil 2017-2021’, sob a liderança da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS).

O objetivo é avaliar características fenológicas, agronômicas e de rendimento das cultivares, além da qualidade tecnológica de grãos e farinha, com foco na expansão do trigo tropicalizado no país, que ainda não conseguiu atingir autossuficiência nesse produto, importando metade do que consome.

Dependência da importação
O Brasil produziu, em 2019, 5,23 milhões de toneladas de trigo, segundo dados do IBGE, mas ainda importa pelo menos 50% do que consome, sendo um dos cinco maiores importadores do mundo, superando 6 milhões de toneladas trazidas de outros países. 

“O déficit existente entre volume produzido e volume consumido deixa o país vulnerável às importações massivas, com grande dependência do trigo importado”, explica Lizz Kezzy. 

Os estados brasileiros produtores de trigo (RS, SC, PR, SP, MS, GO, MG e DF) aplicam todo o resultado de sua produção no próprio consumo, não restando para repasse aos outros estados, com exceção do RS e PR. Já o Nordeste importa 100% do trigo que consome, proveniente da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá. 

“Assim, para que o Brasil possa aumentar a sua produção e reduzir a sua dependência das importações, há necessidade de expansão da fronteira agrícola e estudo de novas regiões de adaptação, como alguns estados de clima tropical”, complementa a pesquisadora.

Cesar Halum, novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, empossado em 22 de junho, acredita que as pesquisas são fundamentais para aumento da produtividade nas regiões agrícolas, e que o trigo tem papel estratégico no fortalecimento das novas regiões.

Grãos em novas regiões
A Embrapa tem contribuído com pesquisas para o fortalecimento da cultura de grãos, especialmente em novas regiões com potencial agrícola. Estudos de inteligência territorial conduzidos em parceria com outras instituições de pesquisa e o setor produtivo possibilitaram identificar e delimitar o Sealba, com seu grande potencial agrícola para cultivo de grãos. 

Em Alagoas estão descritos 74 municípios, que apresentam diferentes condições de solo e clima, criando oportunidades e desafios para novas culturas na região. As cultivares de trigo tropicalizadas, desenvolvidas pela Embrapa, – BRS 264 e BRS 404 – têm atingido elevada produtividade, com resultados acima de 4000 kg/ha em ensaios exploratórios conduzidos em 2019 em Anadia.

“Esses materiais apresentam em sua genética ciclo mais curto, e capacidade de se adaptar a regiões de climas tropicais com baixa pluviosidade, podendo se tornar alternativa de cultivo para o Sealba, especificamente para as crescentes áreas destinadas aos grãos em Alagoas”, concluiu a pesquisadora. 

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo fecha em queda em Chicago nesta segunda (9), mas volatilidade segue com petróleo disparando e tensões geopolíticas
Trigo fecha em forte alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (6) impulsionado por petróleo e tensão no Oriente Médio
Safra de trigo em São Paulo deve ter redução de área em 2026
Trigo sobe forte na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira (6) com mercado atento às tensões internacionais
Trigo fecha em alta na CBOT nesta quinta-feira (5) com recuperação dos preços no mercado internacional
Trigo abre em baixa na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (5) com mercado pressionado por oferta global elevada