SovEcon corta previsão de exportação de trigo russo 21/22 em 800 mil t, diz Interfax

Publicado em 07/03/2022 15:23

LONDRES (Reuters) – A principal consultoria agrícola de Moscou, SovEcon, cortou nesta segunda-feira sua previsão para as exportações russas de trigo para o período de julho de 2021 a junho de 2022 em 800 mil toneladas, para 33,5 milhões de toneladas, informou a agência de notícias Interfax.

A SovEcon disse em comunicado que baseou sua última avaliação na suposição de que as operações militares ativas na região do Mar Negro diminuiriam o ritmo das exportações entre março e abril.

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou ao fechamento de todo o Mar de Azov, a leste da península da Crimeia, para o transporte marítimo.

A SovEcon disse que as exportações no período de março a abril teriam que ser por via terrestre e chegariam a cerca de 1 milhão de toneladas por mês.

Em maio e junho, esperava-se que as exportações crescessem para mais de 2 milhões de toneladas por mês.

A SovEcon afirmou que os terminais russos do Mar Negro estão funcionando, mas que os armadores ainda não estão prontos para enviar seus navios para a região. No entanto, traders russos voltaram a comprar trigo nos portos, disse a consultoria.

A SovEcon disse que a Rússia exportou 27,7 milhões de toneladas de trigo no período de julho a fevereiro.

(Texto de Kevin Liffey)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo abre em baixa em Chicago após sessão volátil no mercado internacional
Trigo fecha próximo da estabilidade em Chicago, mas mercado segue atento ao clima no Sul do Brasil
Abitrigo celebra 35 anos como voz unificada do setor moageiro no Brasil
El Niño adiciona risco à qualidade do trigo na próxima safra
Trigo sobe em Chicago e mercado acompanha avanço do plantio no Brasil
Plantio do trigo passa dos 74% com bom desenvolvimento das lavouras no Paraná e Rio Grande do Sul