SovEcon corta previsão de exportação de trigo russo 21/22 em 800 mil t, diz Interfax

Publicado em 07/03/2022 15:23

LONDRES (Reuters) – A principal consultoria agrícola de Moscou, SovEcon, cortou nesta segunda-feira sua previsão para as exportações russas de trigo para o período de julho de 2021 a junho de 2022 em 800 mil toneladas, para 33,5 milhões de toneladas, informou a agência de notícias Interfax.

A SovEcon disse em comunicado que baseou sua última avaliação na suposição de que as operações militares ativas na região do Mar Negro diminuiriam o ritmo das exportações entre março e abril.

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou ao fechamento de todo o Mar de Azov, a leste da península da Crimeia, para o transporte marítimo.

A SovEcon disse que as exportações no período de março a abril teriam que ser por via terrestre e chegariam a cerca de 1 milhão de toneladas por mês.

Em maio e junho, esperava-se que as exportações crescessem para mais de 2 milhões de toneladas por mês.

A SovEcon afirmou que os terminais russos do Mar Negro estão funcionando, mas que os armadores ainda não estão prontos para enviar seus navios para a região. No entanto, traders russos voltaram a comprar trigo nos portos, disse a consultoria.

A SovEcon disse que a Rússia exportou 27,7 milhões de toneladas de trigo no período de julho a fevereiro.

(Texto de Kevin Liffey)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo fecha em queda em Chicago nesta segunda (9), mas volatilidade segue com petróleo disparando e tensões geopolíticas
Trigo fecha em forte alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (6) impulsionado por petróleo e tensão no Oriente Médio
Safra de trigo em São Paulo deve ter redução de área em 2026
Trigo sobe forte na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira (6) com mercado atento às tensões internacionais
Trigo fecha em alta na CBOT nesta quinta-feira (5) com recuperação dos preços no mercado internacional
Trigo abre em baixa na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (5) com mercado pressionado por oferta global elevada