Egito negocia importação de trigo com Argentina, Índia e EUA

Publicado em 24/03/2022 13:37

CAIRO (Reuters) - O Egito está conversando com Argentina, Índia, França e Estados Unidos para futuras importações de trigo, mas não tem pressa em comprar no momento, disse o ministro do Abastecimento nesta quinta-feira.

O Egito está procurando alternativas para as exportações de grãos do Mar Negro, que foram prejudicadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Rússia e Ucrânia responderam por 80% das importações de trigo do Egito no ano passado.

"Não há necessidade de licitações no momento, mas estamos planejando para o ano inteiro, então estamos abertos a todas as possibilidades e preparando planos de backup", disse Ali Moselhy, acrescentando que o Egito pode começar a licitar novamente no meio da colheita, que normalmente começa em abril e termina em julho ou agosto.

O ministro disse que o governo já manteve conversações com Estados Unidos e França e vai se reunir com representantes argentinos na próxima semana.

Os Estados Unidos, a França e a Argentina são três das 16 origens de importação que são credenciadas pela estatal compradora de grãos do Egito, enquanto os fornecedores indianos ainda teriam que buscar o credenciamento.

(Por Sarah El Safty)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho