Egito aumenta importação de trigo da Rússia em março, apesar da guerra

Publicado em 05/04/2022 17:04

Por Sarah El Safty

CAIRO (Reuters) - O Egito, geralmente o maior comprador de trigo do mundo, viu um aumento nas importações do grão da Rússia em março, apesar das dificuldades de fornecimento e pagamento após a invasão da Ucrânia, que também levou os comerciantes a buscar remessas de outros fornecedores.

O Egito recebeu 479.195 toneladas de trigo da Rússia em março, 24% acima do mesmo mês do ano passado, segundo dados de frete vistos pela Reuters. As importações de trigo ucraniano ficaram em 124.500 toneladas, uma queda de 42% em relação ao ano anterior.

"Os portos russos permaneceram abertos", disse Mohammed El Gammal, consultor de grãos no Cairo para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e da Associação do Trigo dos EUA.

"O transporte desacelerou um pouco no final de fevereiro e aumentou em março, seja para novos contratos ou antigos assinados antes da invasão."

O Egito depende muito do trigo do Mar Negro devido à sua qualidade, custo e proximidade, disseram traders. Em 2021, o Egito importou cerca de 80% do trigo da Rússia e da Ucrânia.

(Reportagem de Sarah El Safty)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufa
Trigo/Cepea: Agentes brasileiros estão de olho na safra argentina
Trigo fecha em baixa em Chicago diante da abundante oferta mundial
Austrália aumenta estimativa de safra de trigo em quase 2 mi t
Safra de trigo da Argentina deve atingir recorde de 25,5 mi t, diz bolsa
União Europeia aumenta estimativas de safras de trigo e milho