CNA e Embrapa discutem estratégias para aumento da produção de trigo

Publicado em 26/01/2023 16:51
Reunião foi realizada na terça-feira (24) em Passo Fundo (RS)

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Arioli, se reuniu, na terça (24), com representantes da Embrapa Trigo, em Passo Fundo (RS), para tratar de estratégias para o aumento da produção de trigo no Brasil.

A proposta, que conta com o apoio da CNA, foi discutida com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa trigo, José Denardin, os pesquisadores do órgão Osvaldo Vieira, Vanderlise Giongo e Anderson Ferreira, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/RS) e do Sindicato Rural de Passo Fundo, Carlos Alberto Fauth.

“Os esforços para o aumento da produção de trigo no Brasil, a única grande commodity que ainda importamos, devem levar também, aos produtores interessados o pilar da sustentabilidade social e ambiental”, destacou Ricardo Arioli, ao confirmar a realização de outras reuniões entre as instituições para tratar sobre o assunto.

As legislações trabalhista e ambiental também foram tratadas no encontro, com a presença do produtor Júlio Suzin, da Diretoria do Sindicato, e da pesquisadora Nádia Langaro, responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e responsável pela implantação do Programa de Melhoria Contínua chamado AgroPLUS, apoiado pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).

Segundo a pesquisadora, no programa, os alunos da UPF visitam os produtores interessados e preenchem um formulário com itens de saúde e segurança do trabalho e de meio ambiente, realizando um diagnóstico e orientando gratuitamente os produtores a respeito das medidas necessárias para o cumprimento de Leis e Resoluções.

Durante a reunião, também foi enfatizado que o Senar/RS, por meio do Sindicato Rural, vai oferecer cursos, também gratuitos, de capacitação dos produtores e de seus colaboradores sobre como se adequar às legislações brasileira e estadual.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima favorece plantio da safra de inverno no RS
Plantio de trigo na Argentina progride rapidamente, exceto no norte, diz bolsa
Trigo cai em Chicago por perspectivas incertas de demanda
USDA traz cortes na safras 2024/25 da Rússia, Ucrânia, mas aumenta números dos EUA
Trigo sobe 3% em rali após mínima de um mês