Condições da safra de trigo da Argentina pioraram devido à falta de chuva, diz bolsa

Publicado em 19/10/2023 17:44

BUENOS AIRES (Reuters) - Quase metade da safra de trigo 2023/24 da Argentina está em condições de regular a ruim devido à falta de chuvas que atualmente afeta as principais áreas agrícolas, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) na quinta-feira, um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao seu relatório anterior.

A falta de chuva levou a bolsa a reduzir em quase 2% sua estimativa para a safra de trigo de 2023/24 para 16,2 milhões de toneladas métricas no início deste mês.

A Argentina é um importante exportador global de trigo, e os agricultores estão tentando se recuperar de uma seca histórica que reduziu em 50% a safra de 2022/23 em relação ao ano anterior.

A colheita do trigo deve começar nas próximas semanas e durar até janeiro.

As chuvas também estão causando atrasos no plantio de milho para 2023/24, o que aumentará a proporção de hectares plantados tardiamente, onde os níveis de produtividade são mais baixos, de acordo com a bolsa.

A Argentina é o terceiro maior exportador de milho.

(Reportagem de Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo fecha em queda em Chicago e mercado brasileiro segue atento ao custo de importação
Trigo recua em Chicago com pressão da oferta global e mercado acompanha ritmo lento dos negócios no Brasil
Trigo fecha em queda e amplia pressão externa sobre os preços no Brasil
Trigo opera em queda nesta quarta-feira (6) em Chicago; veja as cotações da manhã
Trigo fecha em forte queda em Chicago e devolve parte dos ganhos recentes
Trigo começa o dia com pressão em Chicago e mercado sente ajuste após altas recentes