França vê queda de 25% na safra de trigo de 2024 após chuvas constantes
Por Sybille de La Hamaide
PARIS (Reuters) - O Ministério da Agricultura da França reduziu drasticamente, na sexta-feira, sua estimativa da produção de trigo "soft" do país em 2024, para um nível agora 25% abaixo do volume do ano passado, tornando-a uma das piores safras dos últimos 40 anos no maior produtor de grãos da União Europeia.
O clima úmido desde o outono na França atrasou o plantio, prejudicou o desenvolvimento das plantas e aumentou as doenças nas lavouras, levando os observadores a reduzir regularmente suas estimativas de safra de grãos.
"Em 1º de agosto de 2024, as colheitas de cereais ainda estão em andamento, atrasadas pela umidade e pelos episódios de tempestade em julho. Os rendimentos foram revisados para baixo para todas essas culturas", disse o ministério em uma nota.
"Combinado com uma área excepcionalmente baixa (4,2 milhões de hectares (Mha), -10,8% em comparação com 2023) devido às condições climáticas do inverno de 2023, esse rendimento coloca 2024 entre as três menores safras de trigo soft dos últimos 40 anos."
Um gráfico apontou a menor safra desde 1986.
A estimativa de trigo do ministério ainda está acima dos analistas franceses, que estimaram a safra entre 25 e 26 milhões de toneladas.
A produção total de grãos na França está agora estimada em cerca de 10 milhões de toneladas abaixo da do ano passado, com 54,8 milhões para 2024.
Em contraste, muitas culturas de primavera se beneficiaram das difíceis condições de semeadura dos grãos de inverno.
Em uma primeira previsão para a produção de milho em grão deste ano, o ministério antecipou a produção de 13,75 milhões de toneladas, um aumento de 9% em relação aos 12,62 milhões de 2023.
Para a cevada, a produção total prevista foi de 10,4 milhões de toneladas, abaixo da estimativa anterior de 11,3 milhões e agora 15% abaixo de 2023. Desse total, a produção de cevada de inverno deverá cair 26%, para 7,2 milhões de toneladas, enquanto a cevada de primavera aumentará 25%, para 3,2 milhões.
0 comentário
Preços de exportação do trigo russo mudaram pouco, já que os volumes permanecem altos
França reduz estimativa de safra de trigo soft e eleva previsão de milho
Trigo/Cepea: Valores seguem apresentando pequenas oscilações
Trigo encerra 6ª feira com mais de 2% de alta diante de ataques russos à graneleiro da Ucrânia
Ucrânia acusa Rússia de ataque a navio graneleiro e trigo dispara nas bolsas internacionais nesta 6ª
Egito comprou 430.000 toneladas de trigo russo por US$ 235 a tonelada, diz ministério