Plantio de trigo da Argentina em 2025/26 começa em bom ritmo, diz bolsa

Publicado em 29/05/2025 16:24 e atualizado em 29/05/2025 17:52

 

BUENOS AIRES (Reuters) - O plantio de trigo para o ciclo 2025/26 começou em um bom ritmo na Argentina, graças às condições de seca no oeste e no norte do país, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) na quinta-feira.

A Argentina é um grande exportador mundial de trigo e, nas últimas semanas, seus agricultores começaram a semear o cereal, cuja área o BdeC espera que seja de 6,7 milhões de hectares. O país é o principal fornecedor do Brasil.

"O trabalho se concentrou principalmente no norte e centro-oeste da área agrícola...", disse a BdeC, que detalhou que 10,5% da área total estimada foi semeada.

A província de Córdoba se destaca com um avanço em relação à média das últimas cinco temporadas.

Ao mesmo tempo, a bolsa apontou que a semeadura de trigo está atrasada na área agrícola central devido às chuvas abundantes registradas nas últimas semanas.

De acordo com o relatório semanal de safras da bolsa, a colheita de soja e milho também está atrasada nessa importante área agrícola da Argentina.

Os produtores colheram 80,7% da soja e 40,5% do milho.

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, e o terceiro maior exportador de milho.

A Bolsa de Cereais estima a produção de soja 24/25 em 50 milhões de toneladas e a de milho 24/25 em 49 milhões de toneladas.

(Relatório de Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo dispara em Chicago e reacende alerta para custos e preços no Brasil
Compradores dos EUA adquiriram trigo da Polônia nas últimas semanas, dizem operadores
Produção de trigo da Índia deve cair em 2026 após chuvas na colheita, diz governo
Trigo reage em Chicago e volta a subir, enquanto mercado segue atento à oferta global
Trigo recua em Chicago, mas cenário no Brasil e Argentina mantém alerta no mercado
Área de trigo da Argentina cairá 3% em 26/27 por custos com adubo, prevê bolsa