Produção brasileira 2025/26 de trigo é revisada para 7,69 mi ton, com recuo de 2,7%
Na atualização de junho, a StoneX, empresa global de serviços financeiros , realizou ajustes pontuais em sua projeção para a safra de trigo brasileira 2025/26. A nova estimativa aponta para uma produção de 7,69 milhões de toneladas, o que representa um retorno de 2,7% em relação ao que se esperava no último mês.
De acordo com o consultor em Gerenciamento de Riscos na StoneX, Jonathan Pinheiro, o cenário recente indica menor propensão dos agricultores a investir no trigo como cultura de inverno nesta temporada, principalmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul — principais responsáveis pela produção nacional.
"Nesse sentido, a área destinada à cultura no Paraná é estimada agora em 905 mil hectares, enquanto no Rio Grande do Sul está em torno de 1,1 milhão de hectares. Devido ao corte na área semeada, a expectativa é de que a produção no Paraná caia 2,2% e, no Rio Grande do Sul, 4,3% no comparativo mensal", explica Pinheiro.
Apesar desta nova revisão, há uma perspectiva de crescimento para a produção em comparação ao ciclo produtivo 2024/25.
Saldo e oferta
No recorte de oferta e demanda, a StoneX observa uma diminuição da disponibilidade de trigo no mercado interno, devido ao corte nas estimativas de produção, ainda sem uma contrapartida do lado das mesmas.
Por outro lado, conforme o plantio avançado, não tem sido observado um progresso na comercialização de sementes no mesmo ritmo. "Acredita-se que, em grande parte, a demanda de sementes fica sendo suprida por estoques salvos anteriormente para esta específica. No entanto, não está descartada a possibilidade de desistência do plantio por uma parte dos produtores, o que justificaria os números inferiores para a área e produção nesta safra", ressalta Pinheiro.
Diante desse cenário, espera-se uma retração significativa nos estoques finais do trigo no país e, consequentemente, na relação estoque/uso. Em números, os estoques finais são agora estimados em 255 mil toneladas, uma redução de 44,3% em relação ao que se esperava na última edição deste relatório, e de 38,1% em relação à safra 2024/25.
0 comentário

Produção de trigo da China se mantém estável apesar da seca, apontam dados oficiais

Rússia determina medidas para exportações agrícolas após queda nas vendas de trigo

Sovecon eleva previsão de exportação de trigo russo na temporada 2025/26

Novas tecnologias podem elevar em até 15% produção de trigo em áreas de seca

Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton

Trigo/Cepea: Importações de trigo argentino crescem