Chuvas pioram condições do trigo no PR, elevam perdas e reduzem qualidade da safra
As chuvas frequentes pioraram as condições das lavouras de trigo no Paraná na última semana, aumentando perdas e reduzindo a qualidade do produto ainda no campo, segundo monitoramento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A colheita brasileira chegou a 28,9% da área até 25 de setembro, ante 21,6% na semana anterior. O ritmo supera os 26,2% registrados no mesmo período do ano passado e está próximo da média de 28,7% das últimas cinco safras.
No Paraná, além da perda de qualidade, o excesso de umidade favoreceu danos provocados por giberela e brusone. As precipitações frequentes também dificultaram o avanço das operações de colheita.
Em São Paulo, o impacto das chuvas ocorre justamente sobre lavouras em maturação e colheita. A Conab relata dificuldade para a entrada das máquinas e danos diretos aos grãos provocados pelo excesso de precipitações.
O quadro dá continuidade à preocupação com a qualidade do trigo que já vinha aparecendo nas últimas semanas no Centro-Sul, mas nesta atualização a estatal registra agravamento das condições em áreas ainda não colhidas.
Em Santa Catarina, a situação geral das lavouras permanece predominantemente boa e a colheita começou. No Oeste e Extremo Oeste, porém, o excesso de umidade mantém atenção sobre doenças foliares e de espiga, principalmente giberela.
No Rio Grande do Sul, as chuvas volumosas e a sequência de dias nublados aumentam a possibilidade de danos sobre lavouras em fase reprodutiva, que ainda predominam no campo. Algumas áreas já chegaram à maturação.
Em Minas Gerais, a colheita está praticamente encerrada e a Conab confirmou redução de produtividade no Noroeste do estado em razão da brusone. Goiás e Mato Grosso do Sul já concluíram os trabalhos.
O clima seguirá como ponto de atenção nos próximos dias. A previsão indica volumes elevados de chuva sobre a região Sul, com acumulados que podem chegar a 200 milímetros em áreas do Rio Grande do Sul e a 150 milímetros em partes de Santa Catarina, Paraná e do próprio território gaúcho. Segundo a Conab, o excesso de precipitações pode restringir o desenvolvimento do trigo em praticamente toda a região.