USDA: Mercado espera redução dos estoques de soja dos EUA e mundiais
Na próxima segunda-feira, 10 de março, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo relatório mensal de oferta e demanda. As expectativas do mercado impactam diretamente nos negócios com os grãos no cenário internacional e, nesse momento, apontam para uma redução dos estoques de soja e um aumento nos de milho nos Estados Unidos.
O mercado projeta os estoques finais norte-americanos de soja em 3,84 milhões de toneladas contra as 4,08 milhões reportadas pelo departamento no relatório de fevereiro. O número de 3,48 milhões de toneladas é equivalente ao registrado na safra 2012/13 do país.
Há a expectativa de uma redução também nos estoques mundiais de soja de 73 milhões para 71,5 milhões na safra 2013/14.
O mercado acredita ainda que o USDA poderia reduzir sua aposta para a safra brasileira de 90 milhões para 88,1 milhões de toneladas e também para a da Argentina, de 54 milhões de toneladas para 53,5 milhões.
Para o milho, as expectativas são de uma ligeira elevação dos estoques finais dos Estados Unidos. O volume deve passar de 37,62 milhões, reportados em fevereiro, para 37,77 milhões de toneladas, segundo a projeção do mercado. Na temporada 2012/13, em função de uma forte quebra por conta da seca, os estoques foram de 20,85 milhões de toneladas.