Compradores chineses cancelam 65 mil tons de soja americana; A soma supera 270 mil tons

Publicado em 21/06/2018 13:00

LOGO nalogo

Desde o início da Guerra Comercial entre China e EUA os importadores e esmagadores chineses iniciaram um movimento de cancelamentos de contratos firmados para a importação da soja americana. Nesta última semana houve rescisão de 66 mil toneladas de soja americana (já contrata para embarque em direção à China) .

Outras 204 mil toneladas sem destinos especificados são também contabilizadas no total de anulações contratuais de entrega da oleaginosa.

Já os embarques da soja se mantém em níveis adequados, o que pode entender como um sinalizador do medo da imposição tarifária sobre a oleaginosa dos Estados Unidos pela China nos próximosdias (dia 6).

Somente nesta última semana, quase um milhão de toneladas foram de fato embarcadas, com 25% destes em direção à Holanda e apenas 7% para a China. As estimativas de outubro do USDA para as exportações da soja americana em 2017/18 eram próximas aos 62 MTs, sendo que agora encontram dificuldades para atingir as projeções atualizadas em 56,20 MTs. (por AGResources).

Junho com clima favorável para as lavouras americanas

Este fim de mês continua trazendo projeções climáticas favoráveis para o Cinturão Agrícola, de acordo com os mapas atualizados nesta 5a-feira. Chuvas abundantes têm coberto todas as principais regiões sojicultoras dos Es- tados Unidos, readequando os níveis de umidade do solo em patamares regulares, e reduzindo qualquer estresse hídrico presente - principalmente sobre o centro de Illinois e Missouri.

Nestas últimas 24 horas, índices pluviométricos pesados foram observados sobre o norte de Illinois, norte de Iowa e sul de Minnesota, em totais acumulados entre 45-120 mm. No geral, o mês de junho se mostrou bastante favorável para o desenvolvimento da safra estadunidense.  Apesar de alguns pequenos pontos de estresse hídrico, nenhuma redução de potencial produtivo ainda pode ser afirmada. A AGResources lembra que as temperaturas agora são mais frias para todo os EUA-Central.

Vendas totais de soja dos EUA já superam estimativa do USDA; semanais dentro do esperado

As vendas semanais norte-americanas foram atualizadas nesta quinta-feira (21) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e, apesar de apresentarem um recuo expressivo em relação à semana anterior, foram suficientes para alcançar e até mesmo superar levemente a estimativa final da instituição para a temporada 2018/19. No caso do milho, o número ainda não foi alcançado, porém, o ano comercial vigora até 31 de agosto. 

Na semana encerrada em 14 de junho, os EUA venderam 301,7 mil toneladas de soja da safra velha, enquanto o mercado esperava algo entre 300 mil e 600 mil toneladas. O principal destino foi a Holanda. No acumulado da temporada, as vendas americanas somam 56.402,7 milhões de toneladas, enquanto a projeção final do USDA era de 56,2 milhões. No ano passado, nesse mesmo período, o acumulado já passava de 59 milhões. 

Da safra 2018/19, onde as expectativas variavam de 100 mil a 400 mil toneladas, as vendas norte-americanas somaram 227,6 mil toneladas, com a maior parte sendo adquirida por destinos não revelados. 

Milho

Os EUA venderam também 165,9 mil toneladas de milho da safra 2017/18, contra expectativas do mercado de 700 mil a 1 milhão de toneladas, e a maior parte sendo adquirida pelo México. Com esse volume, os americanos já têm 56.402,7 milhões de toneladas do cereal comprometidas frente à expectativa total de 58,42 milhões de toneladas e acima do total do ano passado, nessa época, de pouco mais de 55,1 milhões de toneladas. 

As vendas da nova safra americana de milho, por sua vez, foram de 339,7 mil toneladas, dentro do intervalo esperado pelo mercado de 150 mil a 400 mil toneladas, com a Coreia do Sul se configurando como o principal destino, na semana em questão, do grão norte-americano.

Trigo 

O USDA informou também a venda de 461,6 mil toneladas de trigo da safra 2018/19 - já que o ano comercial para o trigo começa em 1º de junho nos EUA - e o volume ficou dentro das expectativas de 250 mil a 550 mil toneladas do mercado. O principal comprador foram as Filipinas.

Derivados de Soja

Ainda de acordo com o boletim, foram vendidas também 115,1 mil toneladas de farelo de soja da safra velha, com a maior parte destinada à Colômbia, e mais 16 mil toneladas de óleo de soja, com os colombianos também adquirindo o maior volume na semana.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas/AGResources

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário