USDA: Com vendas fracas de soja, acumulado na temporada é bem menor do que no ano anterior

Publicado em 16/11/2018 11:52

As vendas para exportação de soja dos Estados Unidos continuam fracas, de acordo com o último boletim semanal do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta sexta-feira (16). Apesar de estar dentro das expectativas do mercado, o total veio, mais uma vez baixo. 

Na semana encerrada em 8 de novembro, as vendas somaram 470,4 mil toneladas, contra expectativas que variavam de 400 mil a 700 mil toneladas. A Holanda foi a principal compradora e, no período, a Argentina comprou 114,9 mil toneladas. No acumulado da temporada, as vendas americanas contabilizam 22.241,5 milhões de toneladas, contra mais de 32 milhões do mesmo período do ano anterior. 

Esse é um dos mais baixos ritmos de comercialização dos EUA dos últimos anos, segundo relatam analistas e consultores internacionais. E depois da revisão para baixo dos números para a safra 2018/19 em seu último boletim mensal de oferta e demanda, o USDA estima agora as exportações de soja do país em apenas 51,71 milhões de toneladas. 

As vendas semanais de milho somaram 892,5 mil toneladas e também ficaram dentro das expectativas, as quais variaram de 500 mil a 900 mil toneladas. O México segue como principal comprador. E cancelamentos de 106,4 mil toneladas foram registrados. 

Os EUA já têm comprometidas 23.426,1 milhões de toneladas do cereal, contra pouco mais de 20 milhões do mesmo período da temporada anterior. A estimativa do USDA é de que os EUA exportem, nesse ano comercial, 62,23 milhões de toneladas de milho. 

Os americanos venderam ainda 438,3 mil toneladas de trigo, com a maior parte destinada a Bangladesh. O total ficou dentro do intervalo esperado pelos traders de 400 mil a 650 mil toneladas. 

O boletim trouxe ainda as vendas de 432,3 mil toneladas de farelo de soja - com a República Dominicana como principal destino - e mais 15 mil toneladas de óleo de soja, sendo os colombianos os maiores compradores. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa vendas de soja e milho dos EUA para o México nesta 4ª feira (24)
USDA traz plantio da soja em 8%, levemente acima do esperado, mas de olho nas chuvas previstas para o Corn Belt
USDA: Vendas semanais para exportação de soja e milho dos EUA ficam dentro do esperado
USDA traz primeiros dados de plantio da soja e aponta 3% de área semeada
USDA mantém estimativa para safras de soja e milho do Brasil; mercado esperava cortes