USDA traz plantio ligeiramente aquém do esperado e 10% da soja em condições ruins/muito ruins

Publicado em 24/06/2019 17:11

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe, na tarde desta segunda-feira (24), seu novo reporte semanal de acompanhamento de safras com números ligeiramente abaixo do que o esperado pelo mercado tanto para a soja, quanto para o milho. As condições de clima não favoreceram muito o andamento dos trabalhos de campo. 

O mapa abaixo, do BAM Weather, mostra os acumulados de chuvas nas últimas 72 horas no coração do Corn Belt. Em mais da metade do Meio-Oeste, segundo seus meteorologistas, as precipitações ficaram entre 50,8 e 101,6 mm. "Nessas últimas semanas eles conseguiram plantar pouco", disse o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

PLANTIO 

Depois de uma semana intensamente chuvosa no Corn Belt, o boletim mostrou que opplantio do cereal foi concluído em 96% da área, contra 92% da semana anterior e frente à expectativa de 98%. No ano passado eram 100%, assim como a média das últimas cinco safras. O estado mais atrasado é Michigan, que tem apenas 63% da área semeada, contra 91% de 2018. 

Sobre a soja, o USDA informou que a 85% da área já foi semeada, enquanto na semana passada eram 77%. A média esperada pelo mercado era de 87%, no ano passado o plantio já estava concluído e a média plurianual da oleaginosa é de 97%. E neste caso, Ohio é quem lidera o atraso, com apenas 65% de seu plantio concluído, contra 99% do ano passado e 98% de média. 

GERMINAÇÃO

O USDA informou ainda que 89% das lavouras de milho já germinaram, contra 79% da semana anterior, 92% do ano passado e diante dos 100% de média dos últimos cinco anos. 

Para a soja, o número veio em 71% até o último domingo (23), enquanto eram 55% na semana passada e 91% de média plurianual. 

CONDIÇÕES DAS LAVOURAS

Pela primeira vez nesta safra, o USDA trouxe os índices de condições de lavouras mostrando 54% delas em condições boas ou excelentes. O mercado esperava 57%. Há um ano, 75% das lavouras de milho estavam em boas/excelentes condições e a média é de 69%. São ainda 36% dos campos em estado regular e 10% em situação ruim ou muito ruim. 

No milho, 56% das lavouras se encontram em condições boas ou excelentes, contra 59% da semana anterior. As expectativas do mercado eram de algo entre 57% e 58%. 32% das plantações estão em condições regulares e 12% delas classificadas como ruins ou muito ruins. Na semana anterior, os números eram de, respectivamente, 31% e 10%. 

IMAGENS

Na sequência, veja imagens comparativas das safras 2018/19 de milho e soja em diversos estados. As imagens são do Twitter da especialista internacional Karen Braun (@kannbwx). 

Nebraska

Kansas

Iowa

Illinois

Dakota do Norte

Minnesota

PREVISÃO DO TEMPO

Nesta segunda (24), o NOAA - o serviço oficial de clima do governo norte-americano - trouxe uma condição bem diferente do que se observada há algumas semanas para o Corn Belt. 

Apesar de menos intensas, as chuvas ainda se mostram bem espalhadas pelo Corn Belt no período de 24 de junho a 1º de julho, com os volumes maiores sendo esperados para Indiana, Ohio, norte de Illinoism Wisconsin e leste de Minnesotta. Nestas localidades os totais podem ficar entre 20 e 45 mm. 

Outro mapa que chama a atenção dos traders agora é do temperaturas. Afinal, as expectativas são de que as mesmas comecem a, finalmente, subir e favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Também de hoje a 1º de julho a imagem a seguir, do DTN, indica temperaturas dentro da média ou acima dela no centro dos EUA, segundo o meteorologista do portal, Bryce Anderson. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA traz safra global de soja 2024/25 acima de 420 mi de t e estoques dos EUA superando 12 mi
USDA deve trazer safra e estoques de soja 24/25 dos EUA maiores; milho deve ter números menores
Trigo: USDA traz vendas semanais das safras velha e nova dos EUA em linhas com as projeções
USDA: Vendas semanais de soja e milho dos EUA ficam dentro das expectativas do mercado
USDA: Embarques semanais de soja, milho e trigo ficam dentro do esperado