USDA: Embarques de milho dos EUA superam expectativas; soja reage na semana
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta terça-feira (8) o relatório semanal de embarques de grãos referente à semana encerrada em 3 de setembro e o grande destaque do boletim foi o milho, que registrou embarques acima do limite máximo esperado pelos analistas de mercado.
MILHO
Os embarques de milho norte-americano somaram 1,662 milhão de toneladas na última semana, superando as expectativas previstas pelopelo mercado, que variava entre 1,200 milhão e 1,550 milhão de toneladas, e ficou acima do total registrado na semana anterior, de 1,499 milhão de toneladas. No acumulado do ano comercial, os EUA somam 636 mil toneladas inspecionadas de milho, uma ligeira queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
SOJA
Já os embarques de soja alcançaram 422 mil toneladas na semana. O número ficou dentro do intervalo das projeções dos operadores, que esperavam entre 350 mil e 600 mil toneladas, e representou uma recuperação expressiva frente às 284 mil toneladas reportadas no boletim anterior. Apesar do ganho semanal, o acumulado do ano safra chega a 210 mil toneladas, volume 20% inferior ao registrado no mesmo intervalo do ano anterior, refletindo a concorrência com a safra brasileira e a cautela dos compradores chineses. Ainda assim, a demanda chinesa no mercado dos Estados Unidos continua bastante ativa e mantém-se como forte pilar para os futuros da oleaginosa na Bolsa de Chicago.
TRIGO
Para o trigo, o USDA reportou embarques de 343 mil toneladas, volume que se manteve dentro das estimativas do mercado (entre 250 mil e 450 mil toneladas), porém abaixo das 432 mil toneladas inspecionadas na semana passada. No acumulado do ano, que começa mais cedo do que o da soja e do milho, os embarques do cereal somam 5,13 milhões de toneladas, um recuo de 28% na comparação anual.