Em Guaíra (PR), pequeno produtor permanece preso acusado de manter 7 paraguaios em condições análoga de escravo

Publicado em 27/07/2015 16:20
Em Guaíra (PR), pequeno produtor permanece preso acusado de manter 7 paraguaios em condições análoga de escravo. Família do agricultor já tinha sido presa, mas pagaram fiança de R$ 40 mil e foram liberados. No caso do produtor, juíza alega que o crime é inafiançável. No final de semana houve mobilização na localidade em solidariedade à família. Cenário gera insegurança para outros produtores da região.

Na cidade de Guaíra (PR), o pequeno produtor, Adenir Stefenon, permanece preso desde a última sexta - feira (24), acusado de manter 7 paraguaios como escravos. A família do agricultor já havia sido presa na terça – feira (21), mas pagaram fiança de R$ 40 mil e foram liberados, porém no caso do agricultor a juíza do município alegou que o crime é inafiançável e a população se mobiliza em gesto de solidariedade à família.
 
Segundo Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural do município, a história é diferente do que os paraguaios contaram na delegacia.
 
“Como fazemos divisa com o Paraguai e lá as situações trabalhistas são muito precárias, diversos moradores procuram nossa cidade para prestar serviço na colheita da mandioca em troca de moradia e comida. Com isso, eles fazem uma encenação no objetivo de gerar piedade nos agricultores, que por sua vez acabam oferecendo essa ajuda. Após alguns dias eles denunciam o proprietário da fazenda, alegando que sofriam maus tratos. É tudo bem planejado por eles”, conta.
 
 Ainda segundo o presidente, a esposa do proprietário e seu filho sofrem de deficiência auditiva bem como problemas psicológicos e, no momento da prisão nem sabiam o que estava acontecendo. “A mãe e o filho foram levados antes e colocados em celas com criminosos, pois o pai não estava na casa e não estavam entendendo o que se passava, uma vez que ela é portadora de deficiência auditiva e o filho sofre com problemas psicológicos”.
 
Diante disso, quando o marido foi à delegacia, a juíza decretou sua prisão alegando que poderia fugir para o Paraguai. “Ele também tem problemas auditivos e seria incapaz de fazer mal a alguém. Ele ofereceu uma ajuda para esses paraguaios e em troca recebeu uma prisão”, desabafa Rosset.
 
Enquanto isso, a população segue em protesto contra a decisão judicial. “O caso foi para segunda instância e infelizmente não podemos fazer mais nada. Fizemos o papel de cidadãos que se preocupam com o próximo e continuamos em passeata pelas ruas na tentativa de mudar este cenário”, revela.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio//Nandra Bites
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário