Caixa dágua do subsolo do Sul de Minas está repleta e garante próxima safra

Publicado em 18/03/2016 15:06
CEMIG PREVÊ OUTONO EM MINAS GERAIS COM MAIS CHUVAS NO SUL, LESTE E JEQUITINHONHA

CEMIG PREVÊ OUTONO EM MINAS GERAIS COM MAIS CHUVAS NO SUL, LESTE E JEQUITINHONHA

 

 

O outono chegou neste domingo (20/3), à 1h30, com previsão de chuvas acima da média na faixa Leste de Minas Gerais e diminuição da influência do fenômeno El Niño no estado. A estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, ouàs 19h34 de 20 de junho, quando tem início o inverno.

Segundo o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, é normal que as chuvas diminuam gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril. “A expectativa é que tenhamos chuvas acima da média em toda a faixa Leste do estado, desde o Sul de Minas até o Vale do Jequitinhonha”, ressalta.

A previsão é de que no Noroeste e no Oeste as chuvas fiquem ligeiramente abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média, mas Arthur Chaves não exclui a possibilidade de que, em alguns dias, fiquem acima ou abaixo dos valores esperados. “Em abril, teremos o mês mais chuvoso, mas é em junho que as chuvas ficarão acima da média, lembrando que a média desse mês é baixa”, explica Arthur.

Com a diminuição da influência do El Niño, temperaturas ficarão acima da média no Noroeste e Oeste de Minas Gerais e abaixo no Leste, Sul e Zona da Mata, principalmente em abril e maio. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média.

Outono em Minas

A estação marca a transição entre o verão e o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam pancadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.

Outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no final de maio e em junho.

Fonte: Agência Minas Gerais

Via: www.cccmg.com.br

- See more at: https://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=60819#sthash.EmFSOeCL.dpuf

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista