Começa a colheita da soja em Roraima

Publicado em 02/09/2016 09:21
Abertura oficial da colheita neste sábado. Produtividade acima de 55 sacas, com lançamento de novas variedades de ciclo curto.

Em Roraima os trabalhos de campo já estão a todo vapor. Com perspectiva de colher 76 mil toneladas de soja, podendo gerar uma economia de até R$ 88 milhões para o estado, muitos produtores estão investindo nessa nova fronteira agrícola.

Geison Nicaretta, filho de produtor paranaense, está orgulhoso nos investimentos realizados no estado. Ele destaca a solução dos problemas ambientais como um novo estímulo à produção em Roraima. "Hoje 100% da produção de soja no estado é licenciada ambientalmente", acrescenta.

Alcione Nicoletti, mato-grossense de família agrícola, também resolveu instalar-se no estado e atualmente produz soja em 1.500 hectares.

Neste ano, as lavouras apresentaram bom desenvolvimento, sendo possível observar soja precoce com produtividade média de 55 scs/ha. Uma boa produtividade considerando áreas recém abertas.

Nicoletti também destaca o diferencial de comercialização com outros estados. "É uma janela nova de oportunidades que o clima possibilita".

Uma iniciativa recente do governo estadual foi à regularização de cerca de 4,5 milhões de hectares em títulos fundiários para os produtores que desejam investir no agronegócio. Com a documentação, o acesso ao crédito também será facilitado.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BOA TARDE AGRONEGÓCIO - MERCADOS DESPENCAM EM DIA DE USDA
Semana das Commodities: Soja despenca após relatório do USDA e Dólar reflete eleições
Café é commodity com maior potencial de alta de preços por conta do El Niño, segundo estudo de risco climático
MP 1376 começa a rodar, mas ainda com dificuldades
Sistema FAEP reforça apoio à produção de bicho-da-seda no Paraná
Armadilha da EUDR aperta o agro brasileiro em US$ 17,5 bi e desafia a própria agropecuária europeia