Milho verão com perdas significativas no Oeste da Bahia; soja ainda pode se desenvolver bem com volta das chuvas

Publicado em 13/01/2017 11:12
Confira a entrevista de Cristina Queiroz - Rural tecnologia
Estiagem afeta período de frutificação do milho em Barreiras - BA e derruba produtividade

Podcast

Milho verão com perdas significativas no Oeste da Bahia, soja ainda pode se recuperar com volta das chuvas

Download

 

Nesta sexta-feira (13), o Crop View trouxe para o Notícias Agrícolas a análise do município de Barreiras (BA), onde os produtores estão preocupados com o milho e possuem expectativas negativas para a soja.

Uma simulação do milho plantado a partir do dia 20 de outubro, com um cultivar de 140 dias em solo médio, mostra uma produtividade de apenas 27% até o momento, com capacidade para 27 sacas por hectare. Para a colheita, essa produtividade está prevista em 25%. Isso se deve a um déficit hídrico que há em algumas etapas do plantio e, principalmente, pelo veranico iniciado no mês de dezembro.

Quem plantou em 30 de outubro também terá uma grande penalização, ainda que menor do que os que plantaram mais cedo. A produtividade até o momento está em 39%, podendo chegar a 38% no momento da colheita.

Para quem plantou em 10 de novembro, a situação é melhor. Como o veranico só afeta no desenvolvimento vegetativo e há previsão de chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro, a produtividade até o momento está de 75%, mesma quantidade prevista para a colheita. No entanto, Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, aconselha os produtores a ficarem de olho nas previsões climáticas, que sofrem mudanças constantes, especialmente no momento de colher a safra.

Nas simulações realizadas pelo Crop View, a soja sofre menos do que o milho, mas para quem plantou em 01 de novembro, a produtividade está em 70%. Para quem plantou em 15/11, a produtividade até o momento está em 90%, mas deve cair para 77% no momento da colheita. Já para quem plantou em 01 de dezembro, as penalizações são menores, pois a soja passa menos pelo período de veranico.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, são 30 dias grátis para experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário