Debate sobre revitalização de solos, Coopavel 2017, estande da Fertiláqua

Publicado em 08/02/2017 14:22
Com mediação de João Batista Olivi, o debate contou com: Telmo Amado - Professor Universidade Fed. Santa Maria - RS Dirceu Gassen, Engenheiro Agrônomo Paulo Dejalma Zimmer - Prof. UFPEL Pelotas RS

O estande da Fertiláqua na Show Rural Coopavel 2017, em Cascavel (PR), recebeu nessa manhã um debate mediado pelo jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, com a presença do professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do engeheiro agrônomo Dirceu Gassen e do professor Paulo Dejalma Zimmer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No debate, Amado iniciou uma discussão a partir da safra recorde esperada para o Brasil neste ano, o que anima a economia brasileira. Para ele, é momento de pensar em novas alternativas para que tenhamos, pelos próximos 10 anos, safras recordes sucessivas.

Neste ponto, ele destaca a necessidade de refletir sobre os solos de fertilidade construída, lembrando que os agricultores pegaram os solos com fertilidade natural baixa e manejaram esses solos para que pudessemos chegar aos atuais resultados. Importante também foi o plantio direto, que segurou a erosão e foi fundamental nesse processo de construção.

Hoje, com o plantio direto consolidado, há novos desafios a serem enfrentados para que os produtores possam alcançar produtividades em torno de 190 sacas por alqueire (78,5 sacas por hectare). Alguns deles são o aumento da matéria orgânica e a compactação do solo.

Acompanhe o debate completo no vídeo acima.

 

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro